03 de Setembro, 2025 18h09mMeio Ambiente por Rádio Agência Nacional

Semana da Amazônia debate desenvolvimento rural sustentável

Representantes de governos de países da América Latina e do Caribe estão reunidos, até esta quinta-feira (4), em Manaus, capital amazonense para participar da Semana da Amazônia. Entre os temas debatidos estão desenvolvimento rural sustentável, segurança alimentar e o fortalecimento de sistemas agroalimentares na região amazônica. O evento foi organizado pelo Programa de Cooperação Internacional Brasil-FAO, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura

Representantes de governos de países da América Latina e do Caribe estão reunidos, até esta quinta-feira (4), em Manaus, capital amazonense para participar da Semana da Amazônia.

Entre os temas debatidos estão desenvolvimento rural sustentável, segurança alimentar e o fortalecimento de sistemas agroalimentares na região amazônica.

O evento foi organizado pelo Programa de Cooperação Internacional Brasil-FAO, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura.

A ação tem como objetivo compartilhar as experiências e conhecimentos do Brasil em segurança alimentar com outros países da América Latina e o Caribe.

Segundo Ruy Pereira, Diretor da ABC, a Agência Brasileira de Cooperação, do Ministério das Relações Exteriores, os representantes têm a missão de transformar a parceria em ações.

“Aqui em Manaus teremos a oportunidade de traduzir essa cooperação em ação. O empenho do programa Brasil-FAO, composto por sete grandes projetos regionais, para realizar essa semana amazônica, reflete o nosso compromisso com a agenda integrada de combate à fome e de promoção do desenvolvimento sustentável”.

Publicidade

Como parte dessas medidas, o governo brasileiro tem a meta de assentar 316 mil famílias até o ano que vem. Todas elas devem ser inseridas no Programa Nacional de Reforma Agrária, como afirmou Fernanda Machiavelli, secretária-executiva do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar.

“São famílias que vão ser incluídas no Programa Nacional de Reforma Agrária, seja pela via de novos assentamentos, ambientalmente diferenciados, famílias que são regularizadas e reconhecidas. Esse grande público está, em grande parte, concentrado na região amazônica. É o estado do Pará que tem mais de 40% dos assentamentos da reforma agrária e é ali também que está grande parte dos conflitos fundiários no nosso país”.  

A Semana da Amazônia tem o objetivo de colaborar com investimentos e parcerias, além de promover políticas públicas.

*Com supervisão de Roberta Lopes 

2:15

Publicidade

Notícias relacionadas

BNDES lança edital para impulsionar desenvolvimento sustentável

O BNDES, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, lançou, nesta segunda-feira (1), um edital público com até R$ 5 bilhões de recursos da instituição. O objetivo é investir o valor

01 de Setembro, 2025

Viva Maria apresenta trechos da série Somos Amazônia

O Viva Maria desta segunda-feira, 1º, chega em ritmo de festa para comemorar a chegada do mês mais florido do ano. De repente, é primavera! E já neste primeiro de setembro ela se faz sentir, não

01 de Setembro, 2025

Ministro aponta saneamento como maior desafio ambiental da Amazônia

A Amazônia recicla menos de 3% dos resíduos sólidos gerados, fazendo com que a escassez de saneamento e de tratamento de resíduos seja o maior problema ambiental da região. É o que afirmou, nest

28 de Agosto, 2025