22 de Julho, 2025 08h07mMeio Ambiente por Rádio Agência Nacional

Defesa Civil realiza missão nos estados da Amazônia Legal e Pantanal

A Defesa Civil Nacional começa, nesta semana, uma missão nos estados mais afetados pelos impactos da seca na Amazônia Legal e no Pantanal. A ideia é estruturar a atuação coordenada dos órgãos federais, de forma antecipada ao período de estiagem. A missão tem caráter técnico e vai atuar diretamente com os gestores locais, por meio de oficinas e da divulgação do Plano Nacional de Enfrentamento à Estiagem Amazônica e Pantanal. As regiões da Amazônia Legal e do Pantanal atravessam cheias e estiagens anualmente

A Defesa Civil Nacional começa, nesta semana, uma missão nos estados mais afetados pelos impactos da seca na Amazônia Legal e no Pantanal. A ideia é estruturar a atuação coordenada dos órgãos federais, de forma antecipada ao período de estiagem.

A missão tem caráter técnico e vai atuar diretamente com os gestores locais, por meio de oficinas e da divulgação do Plano Nacional de Enfrentamento à Estiagem Amazônica e Pantanal.

As regiões da Amazônia Legal e do Pantanal atravessam cheias e estiagens anualmente. Mas, nos últimos anos, a estiagem foi mais seca e quente, causando falta d'água e incêndios florestais.

Em 2024, 30 milhões de hectares foram atingidos por queimadas. Essa foi a segunda maior extensão de fogo nos últimos 40 anos, segundo Relatório Anual do Fogo, lançado pelo MapBiomas, no mês passado.

A Amazônia foi a região mais afetada em área. E no Pantanal, foi onde a ocorrência de incêndios mais cresceu, em comparação à média histórica.

Publicidade

O Plano Nacional de Enfrentamento à Estiagem, neste ano, acontece nos dez estados desses dois biomas: Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Segundo o coordenador-geral de gerenciamento de desastres, Rafael Félix, o objetivo é alinhar as ações já desenvolvidas por estados e municípios com a Defesa Civil Nacional.

Cada capital vai receber uma base de atuação para os Agentes do Sistema Federal de Proteção e Defesa Civil, que vão conduzir as reuniões técnicas. No caso do Pará, haverá uma base extra em Marabá, oeste do estado; e do Amazonas, mais uma em Tefé, médio Solimões, e Tabatinga, fronteira com Peru e Colômbia.

1:47

Publicidade

Notícias relacionadas

Defesa Civil reconhece situação de emergência em 13 estados do país

A Defesa Civil Nacional reconheceu nesta semana a situação de emergência em mais 25 cidades afetadas por desastres em 13 estados de quatro regiões do país. As portarias do Ministério da Integra

15 de Outubro, 2025

Inmet alerta para grande perigo por baixa umidade em 5 estados e no DF

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou na manhã desta terça-feira (30) um boletim que aponta situação de “grande perigo” por causa da baixa umidade relativa do ar em uma região

30 de Setembro, 2025

Estado de São Paulo está na semana de maior risco para incêndios

O Estado de São Paulo entrou na semana de maior risco para incêndios neste ano. Por conta disso, o Governo do Estado de São Paulo instalou nesta segunda-feira um Gabinete de Crise no Palácio dos B

15 de Setembro, 2025