28 de Agosto, 2025 09h08mInternacional por Rádio Agência Nacional

Brasil e México assinam acordos nas áreas do agronegócio e comércio

O Brasil e o México assinaram acordos em agronegócio, biocombustíveis, comércio e investimentos. As parcerias foram fechadas, nessa quarta-feira (27), primeiro dia da missão oficial brasileira no país. A comitiva de ministros, autoridades e empresários é liderada pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin. Em evento na Cidade do México, o vice-presidente destacou o impacto desses novos acordos para diferentes áreas, como econômica e social

O Brasil e o México assinaram acordos em agronegócio, biocombustíveis, comércio e investimentos. As parcerias foram fechadas, nessa quarta-feira (27), primeiro dia da missão oficial brasileira no país. A comitiva de ministros, autoridades e empresários é liderada pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin. 

Em evento na Cidade do México, o vice-presidente destacou o impacto desses novos acordos para diferentes áreas, como econômica e social. "Tem importância social, significa emprego, renda, novas oportunidades, vida digna para população, importância econômica, investimentos, crescimento do setor produtivo, importância científica e tecnológica, novas rotas tecnológicas para a descarbonização, para a propulsão e importância ambiental", afirma.

Os acordos no agro envolvem, por exemplo, troca de tecnologias na produção e uso de biocombustíveis, aproveitando a experiência do Brasil na produção de etanol a partir da cana-de-açúcar e também o desenvolvimento de combustíveis sustentáveis para a aviação, além de parcerias nas áreas de produção agrícola e pecuária.

Na área de negócios, outro acordo assinado busca facilitar o intercâmbio de bens, serviços e investimentos, bem como a geração de novas oportunidades de negócios.

Publicidade

Em 2024, a relação comercial entre os países chegou a quase US$ 14 bilhões. As exportações brasileiras totalizaram US$ 7,8 bilhões, com destaques para as vendas carros, carnes de aves e veículos para transporte de mercadorias.

Na agenda desta quinta-feira (28), Geraldo Alckmin tem encontro com empresários, recebe as chaves da Cidade do México das mãos da chefe de governo, Clara Brugada, e tem reunião com a presidente do México, Claudia Sheinbaum.

2:13

Publicidade

Notícias relacionadas

Brasil e Angola buscam diversificar comércio além do petróleo e agro

O governo brasileiro busca uma reaproximação com a Angola por meio da diversificação da pauta comercial para além do agronegócio e do petróleo, setores que dominam a relação bilateral

08 de Junho, 2025

Brasil e Nigéria firmam acordos bilaterais durante visita de Estado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que o Brasil quer ampliar o fluxo comercial com a Nigéria e afirmou que os dois países apostam no livre comércio, em um momento em que ressurgem “o p

25 de Agosto, 2025

Lula propõe aprofundar relações econômicas e comerciais com o México

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva telefonou nesta quarta-feira (23) para a presidente do México, Claudia Sheinbaum, para discutir as relações econômicas e comerciais entre os dois países

23 de Julho, 2025