15 de Julho, 2025 19h07mInternacional por Agência Brasil

Brasil volta a repudiar intromissão dos EUA em assuntos do Judiciário

O Ministério das Relações Exteriores publicou nesta terça-feira (15) nota na qual o governo brasileiro "deplora e rechaça", mais uma vez, manifestações do Departamento de Estado norte-americano e da embaixada daquele país em Brasília

O Ministério das Relações Exteriores publicou nesta terça-feira (15) nota na qual o governo brasileiro "deplora e rechaça", mais uma vez, manifestações do Departamento de Estado norte-americano e da embaixada daquele país em Brasília.

O texto considera as declarações, feitas em redes sociais, como nova intromissão "indevida e inaceitável" em assuntos de responsabilidade do Poder Judiciário brasileiro.

"No que se refere ao comércio, o Brasil vem negociando com autoridades norte-americanas, desde março, questões relativas a tarifas, de interesse mútuo, e está disposto a dar sequência a esse diálogo, em benefício das economias, dos setores produtivos e das populações de ambos os países. A equivocada politização do assunto não é de responsabilidade do Brasil, país democrático cuja soberania não está e nem estará jamais na mesa de qualquer negociação."

Publicidade

Na segunda-feira (14), o Departamento de Estado dos EUA publicou um texto na rede social X afirmando que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes fazem ataques ao ex-presidente Jair Bolsonaro que seriam "uma vergonha e estão muito abaixo da dignidade das tradições democráticas do Brasil".

A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro e de mais sete réus do núcleo 1 da trama golpista.

A manifestação foi enviada nessa segunda-feira ao ministro Alexandre de Moraes e faz parte das alegações finais, a última fase antes do julgamento dos acusados, que deve ocorrer em setembro deste ano.

Publicidade

Notícias relacionadas

EUA propõem tarifas a 60 países, incluindo o Brasil

O Escritório de Comércio dos Estados Unidos (USTR, na sigla em inglês) anunciou que pretende estabelecer tarifas adicionais de 10% ou 12,5% sobre as importações de 60 países, incluindo o Brasil

03 de Junho, 2026

Lula critica iniciativa dos EUA de impor novo tarifaço ao Brasil

O presidente Lula criticou a iniciativa do governo dos Estados Unidos de propor um novo tarifaço sobre as exportações brasileiras enquanto negociações comerciais entre os dois países ainda estã

17 de Junho, 2026

Itamaraty contesta decisão dos EUA de taxar importações do Brasil

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) divulgou nota, nesta quarta-feira (3), contestando a decisão do Escritório de Comércio dos Estados Unidos de estabelecer tarifas adicionais de 10% ou 1

03 de Junho, 2026