18 de Agosto, 2025 20h08mInternacional por Rádio Agência Nacional

Brasil e Equador firmam acordos de cooperação contra a fome e pobreza

O presidente Lula recebeu o presidente do Equador, Daniel Noboa, nesta segunda-feira, no Palácio do Planalto, em Brasília. Os dois países assinaram acordos de cooperação relativos à luta contra a fome e a pobreza e, também, na área de inteligência artificial e promoção de políticas públicas sobre agricultura familiar. A visita interrompe um hiato de quase 18 anos desde a última vez em que um mandatário equatoriano esteve no Brasil

O presidente Lula recebeu o presidente do Equador, Daniel Noboa, nesta segunda-feira, no Palácio do Planalto, em Brasília. Os dois países assinaram acordos de cooperação relativos à luta contra a fome e a pobreza e, também, na área de inteligência artificial e promoção de políticas públicas sobre agricultura familiar.

A visita interrompe um hiato de quase 18 anos desde a última vez em que um mandatário equatoriano esteve no Brasil. O presidente Lula afirmou que o encontro marca um recomeço das relações política, comercial, cultural e tecnológica entre os dois países.

Durante a assinatura dos acordos, Lula declarou que a América do Sul está pronta para liderar uma transição energética justa e destacou os potenciais dos dois países.

O presidente Lula também agradeceu ao presidente do Equador o apoio ao Fundo Florestas Tropicais para Sempre, que o Brasil pretende lançar em Belém, durante a COP30, em novembro.

O líder equatoriano Daniel Noboa disse que é preciso trabalhar para tornar a América Latina uma potência.

Lula reforçou ainda a oferta brasileira de cooperação em segurança pública e destacou que os dois países podem atuar juntos no combate às organizações criminosas.

Publicidade

Brasil e Equador também assinaram nesta segunda-feira acordos de capacitação de profissionais em infraestruturas de computação de alto desempenho e aumento da produção da agricultura orgânica.

O presidente brasileiro ressaltou que ambos os países têm muito espaço para ampliar o comércio bilateral, mas disse que é preciso trabalhar por um comércio mais equilibrado. 

Entre os principais produtos da pauta de exportações brasileiras para o Equador, destacam-se: papel e cartão; veículos automóveis de passageiros; trigo e centeio não moídos; e calçados.

3:34

Publicidade

Notícias relacionadas

Lula vai a Roma para reunião de aliança global contra a fome

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participará, no dia 13 de outubro, do Fórum Mundial da Alimentação, em Roma, Itália, evento promovido pela Organização das Nações Unidas para Alimenta

08 de Outubro, 2025

Brasil condena ataque israelense contra flotilha a caminho de Gaza

O governo brasileiro, por meio do Itamaraty, condenou nesta quarta-feira (24) o ataque de drones israelenses sofrido pelas embarcações da Flotilha Global Sumud, em águas gregas, na noite de ontem

24 de Setembro, 2025

Lula cita feminicídios e cobra luta de homens contra a violência

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva manifestou-se nesta terça-feira (2) sobre os casos recentes de feminicídios que chocaram o país e cobrou dos próprios homens uma resposta para mudar a cultu

02 de Dezembro, 2025