18 de Agosto, 2025 20h08mInternacional por Rádio Agência Nacional

Brasil e Equador firmam acordos de cooperação contra a fome e pobreza

O presidente Lula recebeu o presidente do Equador, Daniel Noboa, nesta segunda-feira, no Palácio do Planalto, em Brasília. Os dois países assinaram acordos de cooperação relativos à luta contra a fome e a pobreza e, também, na área de inteligência artificial e promoção de políticas públicas sobre agricultura familiar. A visita interrompe um hiato de quase 18 anos desde a última vez em que um mandatário equatoriano esteve no Brasil

O presidente Lula recebeu o presidente do Equador, Daniel Noboa, nesta segunda-feira, no Palácio do Planalto, em Brasília. Os dois países assinaram acordos de cooperação relativos à luta contra a fome e a pobreza e, também, na área de inteligência artificial e promoção de políticas públicas sobre agricultura familiar.

A visita interrompe um hiato de quase 18 anos desde a última vez em que um mandatário equatoriano esteve no Brasil. O presidente Lula afirmou que o encontro marca um recomeço das relações política, comercial, cultural e tecnológica entre os dois países.

Durante a assinatura dos acordos, Lula declarou que a América do Sul está pronta para liderar uma transição energética justa e destacou os potenciais dos dois países.

O presidente Lula também agradeceu ao presidente do Equador o apoio ao Fundo Florestas Tropicais para Sempre, que o Brasil pretende lançar em Belém, durante a COP30, em novembro.

O líder equatoriano Daniel Noboa disse que é preciso trabalhar para tornar a América Latina uma potência.

Lula reforçou ainda a oferta brasileira de cooperação em segurança pública e destacou que os dois países podem atuar juntos no combate às organizações criminosas.

Publicidade

Brasil e Equador também assinaram nesta segunda-feira acordos de capacitação de profissionais em infraestruturas de computação de alto desempenho e aumento da produção da agricultura orgânica.

O presidente brasileiro ressaltou que ambos os países têm muito espaço para ampliar o comércio bilateral, mas disse que é preciso trabalhar por um comércio mais equilibrado. 

Entre os principais produtos da pauta de exportações brasileiras para o Equador, destacam-se: papel e cartão; veículos automóveis de passageiros; trigo e centeio não moídos; e calçados.

3:34

Publicidade

Notícias relacionadas

Brasil joga mal e fica no 0 a 0 com o Equador na estreia de Ancelotti

O Brasil não jogou bem e empatou sem gols com o Equador, na noite desta quinta-feira (5) no estádio Monumental Isidro Romero Carbo, em Guaiaquil, na partida que marcou o início da era Carlo Ancelot

05 de Junho, 2025

China critica tarifaço contra o Brasil e acusa EUA de intimidação

O Ministério das Relações Exteriores da China criticou nesta sexta-feira (11) a tarifa de importação de 50% a produtos brasileiros anunciada esta semana pelo presidente dos Estados Unidos, Donald

11 de Julho, 2025

Sanção de Trump contra Brasil é chantagem política e mira o Brics

A tarifa comercial de 50% anunciada pelos Estados Unidos (EUA) contra o Brasil, que deve ser aplicada a partir de 1º de agosto, funciona como sanção econômica com objetivo de chantagem política,

10 de Julho, 2025