25 de Março, 2025 22h03mPesquisa e Inovação por Rádio Agência Nacional

Fiocruz lança inteligência artificial para pesquisas clínicas

Baixar Tocar A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) conta agora com inteligência artificial generativa para registro e revisão de pesquisas clínicas realizadas por brasileiros e estrangeiros. Chamada de Rebec@, a tecnologia funciona como um chatbot, permitindo que pesquisadores possam fazer perguntas e obter respostas sobre procedimentos, com funcionamento 24 horas por dia

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) conta agora com inteligência artificial generativa para registro e revisão de pesquisas clínicas realizadas por brasileiros e estrangeiros. Chamada de Rebec@, a tecnologia funciona como um chatbot, permitindo que pesquisadores possam fazer perguntas e obter respostas sobre procedimentos, com funcionamento 24 horas por dia. 

Rebec@ é uma das inovações do Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos (ReBEC), uma plataforma administrada pela vice-presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas da Fiocruz.

A tecnologia é poliglota e treinada para responder sobre documentos e prazos para submissão de registros, tipos de estudos, regras para aprovação e para se tornar voluntário em pesquisas, substituindo o chat feito por humanos. 

Diego Tostes, do Desenvolvimento Tecnológico do ReBEC e responsável pela criação da IA, destaca que a Rebec@ oferece um ganho na qualidade da informação que é inserida na plataforma e também torna o trabalho mais fácil para os revisores.

"A gente consegue treinar uma inteligência artificial para responder essas perguntas e isso libera o tempo dos nossos revisores para ficarem mais concentrados no core business deles, que é fazer revisão de ensaio clínico", afirma.

Publicidade

A inovação também é estratégica para a  Fiocruz, de acordo com Luiza Silva, coordenadora do ReBEC, porque possibilita a expansão da colaboração científica. Segundo a coordenadora, a maioria dos estudos registrados é conduzida por pesquisadores em território nacional, mas também há pesquisadores de outros países, intercâmbio que pode aumentar. 

"Ela vai trazer um diferencial importante também em termos de colaboração, acelerar a colaboração científica, o que é muito relevante em termos de emergências de saúde, epidemias, pandemias", disse.

A plataforma foi disponibilizada em sua versão de testes e terá lançamento internacional no dia 20 de maio, em ocasião do Dia Internacional dos Ensaios Clínicos. O evento acontecerá em Genebra, na Suíça, durante a Assembleia Mundial da Saúde, realizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

© Rawpick/Freepick Inovação Tecnologia será apresentada em maio durante evento na Suíça Rio de Janeiro 25/03/2025 - 22:03 Roberto Piza / Paulliny Fernandes Fabiana Sampaio, da Rádio Nacional Fiocruz inteligência artificial Pesquisa clínica terça-feira, 25 Março, 2025 - 22:03 2:54

Publicidade

Notícias relacionadas

IBGE lança programa de inteligência para fortalecer políticas públicas

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lançou na terça-feira (24) o Programa Nacional de Inteligência e Governança Estatística e Geocientífica para subsidiar políticas públi

25 de Junho, 2025

Governo cria grupo para coordenar plano de inteligência artificial

O governo federal publicou nesta segunda-feira (12), no Diário Oficial da União (DOU), uma resolução criando um Grupo de Trabalho (GT) responsável por operacionalizar a gestão do Plano Brasileir

12 de Maio, 2025

Estudo mostra que IA é usada para simular reações humanas em pesquisas

Baixar Tocar A inteligência artificial não é mais uma ideia futurista; ela já faz parte do cotidiano de pessoas e organizações e vem transformando a forma como vivemos e trabalhamos. O uso da in

16 de Junho, 2025