16 de Junho, 2025 12h06mPesquisa e Inovação por Rádio Agência Nacional

Estudo mostra que IA é usada para simular reações humanas em pesquisas

Baixar Tocar A inteligência artificial não é mais uma ideia futurista; ela já faz parte do cotidiano de pessoas e organizações e vem transformando a forma como vivemos e trabalhamos. O uso da inteligência artificial generativa, ferramenta capaz de criar conteúdos e ideias, começa a redefinir métodos tradicionais de pesquisa e análise do comportamento humano, por exemplo. É o que mostra um estudo realizado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

A inteligência artificial não é mais uma ideia futurista; ela já faz parte do cotidiano de pessoas e organizações e vem transformando a forma como vivemos e trabalhamos. 

O uso da inteligência artificial generativa, ferramenta capaz de criar conteúdos e ideias, começa a redefinir métodos tradicionais de pesquisa e análise do comportamento humano, por exemplo. É o que mostra um estudo realizado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A tecnologia permite replicar comportamentos humanos, proporcionando análises em larga escala, com agilidade e baixo custo, como explica a professora Paula Chimenti, pesquisadora da Escola de Negócios da UFRJ.

Publicidade

Entretanto, a pesquisadora sinaliza que o uso de dados sintéticos não substitui a mente humana ou o contato real com o ser humano. Segundo a especialista, a tecnologia funciona como um filtro inicial capaz de testar hipóteses e acelerar decisões antes da validação no mundo real.

Entre as principais aplicações dos dados sintéticos, destacam-se o teste de produtos, serviços e campanhas publicitárias com consumidores; a simulação de audiências específicas para avaliar pilotos de séries, roteiros e elencos; o apoio a tomadas de decisão estratégicas em governos e instituições financeiras; além de integrar diferentes abordagens de pesquisa e possibilitar a redução de riscos em decisões de negócio.

© Rawpick/Freepick Inovação Um exemplo é "imitar" um grupo de consumidores analisando um produto Rio de Janeiro 16/06/2025 - 12:22 Fábio Cardoso/ Sumaia Villela Solimar Luz - repórter da Rádio Nacional inteligência artificial Pesquisa de opinião segunda-feira, 16 Junho, 2025 - 12:22 3:13

Publicidade

Notícias relacionadas

Especialistas defendem que Brics devem se unir para avançar em IA

Especialistas chineses defendem que o país deve se unir aos demais membros que compõem o Brics para que, juntos, possam avançar tanto no desenvolvimento de inteligência artificial (IA) quanto em p

03 de Julho, 2025

Estudo mostra ganhos necessários para vida digna em áreas do semiárido

Estudo do Instituto IDH analisou dados de custo de vida e de condições de acesso aos direitos humanos fundamentais voltados para a realidade do semiárido e regiões limítrofes nos estados da ParaÃ

18 de Junho, 2025

Vigilância por câmeras em SP é pouco eficaz, diz estudo

Estudo realizado pelo Centro de Estudos de Segurança e Cidadania avaliou o impacto do programa Smart Sampa, de monitoramento e vigilância por meio de câmeras nas ruas da cidade de São Paulo

29 de Julho, 2025