29 de Junho, 2025 15h06mEsportes por Agência Brasil

Luana Silva para em australiana e é vice-campeã em Saquarema

Pela primeira vez desde 2016, o Brasil terminou a etapa caseira do Circuito Mundial de surfe, conhecido como Liga Mundial de surfe (WSL), sem títulos

Pela primeira vez desde 2016, o Brasil terminou a etapa caseira do Circuito Mundial de surfe, conhecido como Liga Mundial de surfe (WSL), sem títulos. Neste domingo (29), a australiana Molly Picklum e o americano Cole Houshmand se sagraram campeões em Saquarema, cidade da região dos lagos do Rio de Janeiro.

No entanto, pelo menos uma surfista brasileira tem o que comemorar: Luana Silva, de 21 anos, derrubou três campeãs mundiais pelo caminho e foi derrotada por Mocklum na final, igualando seu melhor resultado em uma etapa. Ela também foi vice em Beach Bells, na Austrália, neste ano.

Na grande decisão, ela acabou não sendo páreo para Picklum, que venceu por um somatório de 15.00 a 9.23. Luana tentava igualar o feito de Andréa Lopes, que, com o título conquistado na praia da Barra da Tijuca, no Rio, em 1999, até hoje é a única mulher brasileira a sair vencedora de uma etapa do circuito no Brasil.

Com o resultado, Luana aparece em nono lugar na classificação da temporada, com 35.530 pontos. Restam duas etapas para o fim da fase classificatória (África do Sul e Taiti), quando apenas as cinco primeiras seguirão para a disputa das finais, em Fiji, no fim de agosto.

No momento, a quinta colocada é a australiana Isabella Nichols, com 39.865 pontos. Com a vitória em Saquarema, Molly Picklum assumiu a liderança da corrida, com 53.345 pontos.

Final estrangeira no masculino

Entre os homens, desde que a etapa brasileira passou para Saquarema, em 2017, somente surfistas da casa haviam saído com o título. Filipe Toledo venceu três vezes e Adriano de Souza, Yago Dora e Italo Ferreira venceram uma vez cada. Em 2020 e 2021 a etapa não foi realizada devido à pandemia de Covid-19.

Publicidade

No último dia de disputas em Saquarema, Miguel Pupo foi o último brasileiro a resistir na tentativa de estender a sequência vitoriosa do país em casa. No entanto, ele acabou derrotado por Cole Houshmand na semifinal, numa bateria bastante equilibrada, vencida pelo americano por 15.06 a 13.83.

Houshmand avançou para a final, em que derrotou o compatriota Griffin Colapinto, em outra bateria extremamente disputada. A vitória foi por 16.90 a 14.40, e o vencedor se tornou o primeiro estrangeiro desde John John Florence (campeão ainda no Rio, em 2016) a ganhar a etapa brasileira.

No entanto, o campeão ainda aparece em 12º no ranking da temporada, com 29.470 pontos. Colapinto também está fora do top 5 no momento, com 35.080 pontos, em sexto.

Dois brasileiros estariam classificados para as finais pela tabela atual: Yago Dora (segundo, com 43.360) e Italo Ferreira (quarto, com 39.355). O líder é o sul-africano Jordy Smith, com 44.195 pontos.

A próxima etapa tanto para homens quanto mulheres será em Jeffreys Bay, na África do Sul, com janela prevista entre 11 e 20 de julho.

Publicidade

Notícias relacionadas

Italo Ferreira brilha com aéreo para alcançar quartas da etapa do Rio

O brasileiro Italo Ferreira foi o grande destaque desta quinta-feira (26) na etapa do Rio de Janeiro do Circuito Mundial de Surfe

26 de Junho, 2025

Super Centro de Vacinação é inaugurado em shopping no Rio

A Secretaria Municipal do Rio inaugurou, nessa terça-feira (19), o Super Centro Carioca de Vacinação, no Shopping Nova América, em Del Castilho, na zona norte da cidade

20 de Agosto, 2025

Em final emocionante, Brasil bate Colômbia e é campeão da Copa América

Emocionante, imprevisível, de tirar o fôlego e no embalo da craque Marta e da goleira Lorena. Nem mesmo o melhor roteirista do mundo poderia prever uma final de Copa América Feminina tão perfeita

02 de Agosto, 2025