25 de Julho, 2025 15h07mMeio Ambiente por Rádio Agência Nacional

TJMG determina apreensão de passaportes de sócios da Emicon

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) determinou a apreensão dos passaportes dos sócios da mineradora Emicon, responsável pela barragem B1-A em Brumadinho na região metropolitana, que teve um nível de risco elevado, provocando a remoção de moradores. A decisão veio após uma solicitação do Ministério Público do estado nessa quinta-feira (24)

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) determinou a apreensão dos passaportes dos sócios da mineradora Emicon, responsável pela barragem B1-A em Brumadinho na região metropolitana, que teve um nível de risco elevado, provocando a remoção de moradores. A decisão veio após uma solicitação do Ministério Público do estado nessa quinta-feira (24).

Conforme o MP, desde outubro do ano passado, a Emicon vem descumprindo um acordo que prevê uma série de medidas para garantir a manutenção e a segurança de quatro barragens da empresa em Brumadinho, entre elas, a B1-A, além da execução de um projeto de recuperação ambiental. As quatro barragens estão desativadas há anos e, segundo o MP, foram abandonadas pela mineradora.

Na terça-feira a Agência Nacional de Mineração elevou o nível de risco da barragem B1-A de um para dois por falta de dados atualizados sobre a situação estrutural da barragem.

De acordo com a agência, a legislação recomenda a remoção preventiva de moradores da zona de alto salvamento a partir da elevação para o nível 2, apesar de os dados atuais não apontarem risco eminente de colapso da estrutura.

Publicidade

A agência determinou a contratação de uma auditoria independente para realizar uma nova vistoria na barragem e apresentar um relatório com dados atualizados.

Além da apreensão dos passaportes dos sócios, a justiça também determinou o bloqueio de recursos da empresa para custear possíveis ações emergenciais na barragem, a aplicação de multa de R$ 5 mil por dia aos sócios da Emicon até o cumprimento dos termos do acordo e penalização da empresa por litigância de má fé e multa de 2% sobre o valor total da ação do Ministério Público pelas irregularidades.

Ainda nessa quinta-feira, a prefeitura de Brumadinho informou que seis famílias que vivem dentro da zona de alto salvamento já estão sendo contatadas e que a previsão é de que até em cinco dias a retirada esteja concluída. A prefeitura informou também que irá oferecer hospedagem e auxílio financeiro para os moradores atingidos A mineradora Emicon ainda não se posicionou sobre o caso.

2:09

Publicidade

Notícias relacionadas

Anvisa determina suspensão de tônico capilar e apreensão de cosméticos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou nesta segunda-feira (8) o recolhimento do Tônico Capilar Minoxi Turbo Glammour Professional, da empresa Gammour Professional Ltda –

08 de Dezembro, 2025

Justiça define calendário de audiências sobre Brumadinho

A Justiça Federal em Belo Horizonte definiu um calendário de audiências de instrução sobre o caso do rompimento da barragem Mina Córrego do Feijão, no município de Brumadinho, em Minas Gerais.

24 de Outubro, 2025

Pacote de Belém da COP30 inclui 29 decisões aprovadas por 195 países

A COP30, Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, aprovou neste fim de semana o Pacote Belém, com 29 decisões que incluem acordos sobre transição justa, financiamento da adapt

23 de Novembro, 2025