21 de Novembro, 2025 08h11mMeio Ambiente por Rádio Agência Nacional

Presidente da COP30 diz que avalia a necessidade de estender o evento

As negociações da COP30 foram retomadas a partir das 8h desta sexta-feira (21/11), após o incêndio que atingiu uma pequena área da Zona Azul da Conferência das Mudanças Climáticas. O presidente da COP, André Corrêa do Lago, afirmou em entrevista exclusiva à TV Brasil que ainda será avaliada a necessidade de prorrogar o prazo dos acordos. “A ideia, como agora reabriu, né, o centro, a zona azul, vamos ter as as negociações de manhã e durante todo o dia

As negociações da COP30 foram retomadas a partir das 8h desta sexta-feira (21/11), após o incêndio que atingiu uma pequena área da Zona Azul da Conferência das Mudanças Climáticas. O presidente da COP, André Corrêa do Lago, afirmou em entrevista exclusiva à TV Brasil que ainda será avaliada a necessidade de prorrogar o prazo dos acordos.

“A ideia, como agora reabriu, né, o centro, a zona azul, vamos ter as as negociações de manhã e durante todo o dia. Então, você sabe que as COPs em geral duram mais tempo do que o previsto. Nós estávamos querendo adiantar, mas a gente vamos ver como é que vamos conseguir fazer amanhã.”

Na tarde de quinta (20/11), o incêndio foi rapidamente contido pelo Corpo de Bombeiros em apenas seis minutos. As investigações para determinar sua origem continuam. A área atingida pelo fogo dentro da Zona Azul está completamente isolada por lona. Ela fica em um trecho de pavilhões onde os países promoviam seus debates e eventos próprios.

Um dos estandes atingido pelo incêndio de um grupo de países africanos. Todos os demais estão isolados e, segundo os organizadores, esse trecho dos pavilhões da zona azul não vai funcionar nesta sexta. Essa é uma área onde participantes devem cruzar antes de chegar às salas de plenárias e negociações. Já a Zona Verde funcionará normalmente.

Vinte e uma pessoas foram atendidas pelo serviço médico: 19 delas por inalação de fumaça e duas por nervosismo. Doze já liberadas ainda na tarde de quinta. A ministra Marina Silva esteve no local após a reabertura da Zona Azul na noite de quinta-feira e afirmou que as negociações continuam.

“Então, com certeza, se for necessário termos mais tempo para o debate, o tema justifica qualquer tempo a mais em função da importância que ele cante. A negociação continua. Ela está a pleno vapor.”

Publicidade

Com a limpeza e isolamento da área, o controle da Zona Azul voltou à Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima, às 20h40 de quinta-feira. O presidente da COP30, embaixador André Corrêa do Lago, continua otimista sobre a chegada de um acordo entre as partes.

“Essas negociações, todo mundo já notou, com a cobertura de vocês, vocês já mostraram o quanto elas são complexas. A questão financeira, todos os elementos. Então, a mensagem é que nós estamos sentindo que há uma vontade de um resultado bom e ambicioso aqui em Belém.

As sessões plenárias desta sexta estão abertas aos negociadores e sendo transmitidas online.

*Com informações da Agência Brasil.  

2:32

Publicidade

Notícias relacionadas

COP30 recebe número recorde de 1.270 propostas de painéis

A organização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que acontece em Belém do Pará no próximo mês de novembro, recebeu um número recorde de propostas de painéis

21 de Setembro, 2025

ONU aumenta valor da ajuda para hospedagem durante a COP30

Diante das críticas de altos preços para hospedagem durante a COP 30, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a ONU anunciou que vai aumentar a ajuda financeira para os país

18 de Setembro, 2025

Interromper mudanças climáticas demanda investimento de US$ 1 trilhão

A presidência brasileira da COP30 defende que o foco desta conferência seja a implementação, ou seja, que as medidas sejam de fato tomadas para diminuir a temperatura do planeta. Mas a questão é

21 de Novembro, 2025