09 de Janeiro, 2026 18h01mInternacional por Rádio Agência Nacional

Giro Internacional: Rússia confirma ataque à capital da Ucrânia, Kiev

Rússia: A Rússia confirmou ter atacado a Ucrânia com mísseis de capacidade nuclear. O ataque contra a capital ucraniana, Kiev, ocorreu durante a madrugada. Ao menos quatro pessoas morreram e outras dezenas ficaram feridas. A cidade foi alvo de 22 mísseis de cruzeiro e 13 mísseis balísticos, além do míssil Orenshinik, que tem capacidade para carregar ogivas nucleares. Não há, no entanto, indícios de que ele levasse esse tipo de armamento. O Orenshinik pode alcançar até 5

Rússia: A Rússia confirmou ter atacado a Ucrânia com mísseis de capacidade nuclear. O ataque contra a capital ucraniana, Kiev, ocorreu durante a madrugada. Ao menos quatro pessoas morreram e outras dezenas ficaram feridas. A cidade foi alvo de 22 mísseis de cruzeiro e 13 mísseis balísticos, além do míssil Orenshinik, que tem capacidade para carregar ogivas nucleares. Não há, no entanto, indícios de que ele levasse esse tipo de armamento.

O Orenshinik pode alcançar até 5.500 quilômetros de distância, a uma velocidade de até cinco vezes a velocidade do som. Segundo a Rússia, o bombardeio foi uma resposta a um ataque de drone contra uma das residências do presidente do país, Vladimir Putin. A Europa considera o uso do míssil Orenshinik uma ameaça ao continente.

Protestos no Irã -Redes sociais/via Reuters/proibida reprodução

Irã: Iranianos saíram às ruas hoje pelo 13º dia consecutivo, pedindo a queda do regime islâmico. A organização internacional Human Rights Watch afirma que, até agora, ao menos 45 manifestantes foram mortos, e ativistas denunciam o bloqueio da internet no país. O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, chamou os manifestantes de vândalos, disse que eles fazem a vontade do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e afirmou que o governo iraniano não irá recuar.

EUA: Nos Estados Unidos, manifestantes voltaram às ruas hoje em protesto contra a morte de Renée Nicole Good, em Mineápolis. Em Portland, agentes prenderam alguns manifestantes. Nicole Good foi morta por um agente do ICE, a polícia de imigração do país, quando tentava retirar o carro de uma rua. O prefeito de Mineápolis pediu uma investigação independente sobre o caso. Já o vice-presidente do país, Jay DeVance, afirmou ontem que ocaso irá para instância federal.

Publicidade
Protestos em em Mineápolis -  REUTERS/Brian Snyder/Proibida reprodução

Suíça: Um dos proprietários do Bar Suíço, onde 40 pessoas morreram em um incêndio, foi detido hoje por risco de fuga. A informação é da mídia local. Jax Moretti havia comparecido mais cedo ao Ministério Público, em Transmontana, juntamente com a esposa, Jéssica Moretti. Eles não responderam às perguntas dos repórteres, mas Jéssica pediu perdão às vítimas e aos familiares.

Filipinas: Nas Filipinas, ao menos uma pessoa morreu e outras 34 ficaram feridas depois que uma montanha de lixo desabou na cidade de Cebu. O prefeito afirmou que 110 trabalhadores estavam no local, o aterro de Binalli, quando as estruturas romperam e o lixo colapsou. Equipes de resgate seguem atuando na área.

Com informações da agência Reuters

3:00

Publicidade

Notícias relacionadas

Ucrânia, Rússia e EUA vão juntos, pela 1ª vez, à mesa de negociações

Tendo como foco o controle sobre os territórios no leste ucraniano, a Ucrânia, Rússia e os Estados Unidos (EUA) estão em negociações em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. É a primeira vez

23 de Janeiro, 2026

Países da América Latina se manifestam sobre ataque à Venezuela

Os governos do Chile, Colômbia e México condenaram o ataque militar dos Estado Unidos contra a Venezuela. Seus líderes defenderam a garantia do direito internacional à Venezuela, incluindo a sober

03 de Janeiro, 2026

Rússia usa míssil hipersônico contra Ucrânia em ataque massivo

Durante as negociações para um acordo de paz, a Rússia lançou míssil hipersônico de médio alcance Oreshnik contra a Ucrânia em um ataque massivo de drones entre a noite dessa quinta-feira (8)

09 de Janeiro, 2026