22 de Junho, 2025 13h06mInternacional por Rádio Agência Nacional

Após ataque dos EUA a usinas, Irã lança mísseis contra Israel

O Irã atacou Israel neste domingo (22). De acordo com a agência de notícias Reuters, foram lançados cerca de 40 mísseis. Ao menos 23 pessoas ficaram feridas nas cidades de Nes Ziona, Tel Aviv e Haifa. Esse foi o primeiro ataque após os Estados Unidos bombardearem usinas nucleares iranianas. Nas redes sociais, moradores de Israel publicaram vídeos e fotos de prédios destruídos e ruas cheias de escombros

O Irã atacou Israel neste domingo (22). De acordo com a agência de notícias Reuters, foram lançados cerca de 40 mísseis. Ao menos 23 pessoas ficaram feridas nas cidades de Nes Ziona, Tel Aviv e Haifa. Esse foi o primeiro ataque após os Estados Unidos bombardearem usinas nucleares iranianas. Nas redes sociais, moradores de Israel publicaram vídeos e fotos de prédios destruídos e ruas cheias de escombros.

O ataque iraniano acontece horas depois de o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar que três usinas nucleares do Irã foram destruídas. O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, acusou – por meio das redes sociais – os Estados Unidos e Israel de destruírem a diplomacia. Ele ainda afirmou que os norte-americanos cometeram uma grave violação da Carta da ONU e do direito internacional ao atacar as instalações.

Em outra frente, o Parlamento do irã decidiu fechar om estreito de Ormuz, por onde passa cerca de um quinto do petróleo e gás consumido no mundo, conforme noticiou a rede iraniana Press TV. A decisão final, no entanto, é do Conselho Supremo de Segurança Nacional.

Publicidade

Ainda segundo a Reuters, os Estados Unidos esperam que a China convença o Irã a não levar adiante a medida. A agência também informou que o Conselho de Segurança da ONU deve se reunir ainda hoje para tratar do ataque americano.

1:19

Publicidade

Notícias relacionadas

Israel anuncia restabelecimento do cessar-fogo após ataques a Gaza

O Exército israelense anunciou nesta quarta-feira (29) que está restabelecendo o cessar-fogo na Faixa de Gaza, "após uma série de ataques que atingiram dezenas de alvos terroristas"

29 de Outubro, 2025

México condena ataques militares dos EUA a embarcações

A presidente mexicana, Claudia Sheinbaum, condenou, nesta quinta-feira (23), os ataques militares realizados pelos Estados Unidos contra embarcações supostamente ligadas ao narcotráfico em águas i

23 de Outubro, 2025

Brasil condena ataque israelense contra flotilha a caminho de Gaza

O governo brasileiro, por meio do Itamaraty, condenou nesta quarta-feira (24) o ataque de drones israelenses sofrido pelas embarcações da Flotilha Global Sumud, em águas gregas, na noite de ontem

24 de Setembro, 2025