11 de Dezembro, 2025 21h12mInternacional por Rádio Agência Nacional

Internacional: Anistia aponta crimes contra a humanidade em Gaza

A Anistia Internacional afirmou que os ataques do Hamas em 7 de outubro e o tratamento dado a reféns em Gaza equivalem a crimes contra a humanidade. A investigação aponta assassinatos, tortura, estupro e outros abusos cometidos de forma sistemática contra civis. Segundo Israel e a Anistia, 1,2 mil pessoas morreram no ataque e 251 foram feitas reféns. Quase todos já foram liberados. O ataque deu início à guerra, que já deixou mais de 70 mil palestinos mortos e destruiu grande parte do território

A Anistia Internacional afirmou que os ataques do Hamas em 7 de outubro e o tratamento dado a reféns em Gaza equivalem a crimes contra a humanidade. A investigação aponta assassinatos, tortura, estupro e outros abusos cometidos de forma sistemática contra civis.

Segundo Israel e a Anistia, 1,2 mil pessoas morreram no ataque e 251 foram feitas reféns. Quase todos já foram liberados. 

O ataque deu início à guerra, que já deixou mais de 70 mil palestinos mortos e destruiu grande parte do território.

Greve geral em Portugal 

Em Portugal, o país amanheceu praticamente parado por causa de uma greve geral convocada pelas principais centrais sindicais.

A paralisação protesta contra a reforma trabalhista proposta pelo governo de Luis Montenegro, que facilita demissões, amplia contratos temporários e flexibiliza a terceirização. Escolas e hospitais foram afetados. 

Enquanto o governo afirma que a modernização é essencial para o crescimento econômico, sindicatos denunciam precarização e achatamento salarial.

Trump Gold Card

Nos Estados Unidos, o presidente Donald Trump lançou oficialmente o Trump Gold Card, um visto de residência oferecido a não cidadãos pelo valor de US$ 1 milhão.

Publicidade

O programa promete trâmite acelerado mediante uma taxa inicial de US$ 15 mil e verificação de antecedentes. O governo afirma que o modelo atrairá pessoas de alta renda. Críticos apontam que a iniciativa transforma o Green Card em um privilégio para milionários.

México aumenta tarifas do Brasil 

No México, o Senado aprovou o aumento de tarifas de importação para países como China, Brasil, Índia e Coreia do Sul. A medida, que entra em vigor em janeiro de 2026, afeta mais de 1,4 mil categorias de produtos nos setores automotivo, têxtil e de eletrodomésticos. 

O governo de Claudia Sheinbaum diz que a ação fortalece a indústria nacional, mas especialistas alertam para o risco de inflação e para a pressão comercial dos Estados Unidos sobre o país.

*Com informações da Agência Reuters   

2:24

Publicidade

Notícias relacionadas

Giro Internacional: Israel reabre entrada de ajuda humanitária em Gaza

Gaza: Israel reabriu uma importante passagem no norte da Faixa de Gaza para a entrada de ajuda humanitária. A medida ocorre um mês após o cessar-fogo firmado com o Hamas e atende a apelos internaci

13 de Novembro, 2025

Brasil condena ataque israelense contra flotilha a caminho de Gaza

O governo brasileiro, por meio do Itamaraty, condenou nesta quarta-feira (24) o ataque de drones israelenses sofrido pelas embarcações da Flotilha Global Sumud, em águas gregas, na noite de ontem

24 de Setembro, 2025

Ataques aéreos israelenses deixam ao menos 20 mortos em Gaza

Ataques aéreos israelenses em Gaza mataram pelo menos 20 pessoas e feriram mais de 80, informaram autoridades de saúde locais neste sábado (22), em mais um teste de um frágil cessar-fogo entre o g

22 de Novembro, 2025