22 de Junho, 2025 16h06mInternacional por Rádio Agência Nacional

Governo brasileiro condena ataques dos EUA e Israel contra Irã

O governo brasileiro condenou o bombardeio dos Estados Unidos contra instalações nucleares no Irã e os ataques militares de Israel. Segundo nota do Itamaraty, as ações violam a soberania iraniana e o direito internacional. No texto, o Brasil expressou grave preocupação com a escalada militar no Oriente Médio; e afirmou que qualquer ataque armado a instalações nucleares desrespeita a Carta das Nações Unidas e normas da Agência Internacional de Energia Atômica

O governo brasileiro condenou o bombardeio dos Estados Unidos contra instalações nucleares no Irã e os ataques militares de Israel. Segundo nota do Itamaraty, as ações violam a soberania iraniana e o direito internacional.

No texto, o Brasil expressou grave preocupação com a escalada militar no Oriente Médio; e afirmou que qualquer ataque armado a instalações nucleares desrespeita a Carta das Nações Unidas e normas da Agência Internacional de Energia Atômica.

O Itamaraty destacou que esse tipo de ação é uma grave ameaça à vida e à saúde de populações, pelo risco de contaminação radioativa e de desastres ambientais.

O Brasil repudiou ainda ataques contra áreas densamente povoadas, que têm provocado crescente número de vítimas e danos a infraestrutura civis.

Publicidade

A nota do governo brasileiro ressaltou ainda a necessidade de uma solução diplomática. A escalada do conflito pode causar danos irreversíveis para paz na região e no mundo e para o regime de não proliferação e desarmamento nuclear.

O Brasil ainda reiterou a posição histórica em favor do uso exclusivo da energia nuclear para fins pacíficos.

1:04

Publicidade

Notícias relacionadas

Lula fala sobre os impactos da guerra dos EUA e Israel contra o Irã

Enquanto os governos federal e estaduais buscam alternativas para amenizar, no Brasil, os impactos da guerra que Estados Unidos e Israel travaram contra o Irã, o presidente Lula voltou a afirmar, nes

02 de Abril, 2026

Líder do Irã convoca países islâmicos contra EUA e Israel

O líder supremo do Irã, Sayyid Mojtaba Khamenei, convocou os países islâmicos a se unirem com o país persa na luta por uma nova ordem na região sem a presença militar dos Estados Unidos (EUA) e

26 de Maio, 2026

Apesar de cessar-fogo, Irã e Israel ameaçam novos ataques

Um novo cessar-fogo foi anunciado, mas tanto o Irã como Israel deixaram claro que podem voltar a se atacar. Em comunicado à imprensa estatal, o governo iraniano confirmou o encerramento das operaçÃ

08 de Junho, 2026