23 de Dezembro, 2025 13h12mSegurança por Rádio Agência Nacional

Rio apresenta plano para reocupar áreas tomadas pelo crime organizado

O governo do Rio de Janeiro apresentou ao Supremo Tribunal Federal (STF) um plano de recuperação de territórios controlados pelo crime organizado. O documento é uma das exigências estabelecidas pelo STF contra as violações de direitos e o alto número de mortos em operações policiais nas favelas do Estado. O documento, com 300 páginas, lista medidas de enfrentamento: à presença ostensiva do crime; e às operações financeiras ilegais

O governo do Rio de Janeiro apresentou ao Supremo Tribunal Federal (STF) um plano de recuperação de territórios controlados pelo crime organizado.

O documento é uma das exigências estabelecidas pelo STF contra as violações de direitos e o alto número de mortos em operações policiais nas favelas do Estado. 

O documento, com 300 páginas, lista medidas de enfrentamento:

à presença ostensiva do crime; e às operações financeiras ilegais.

A previsão é de serem executadas logo após o Carnaval, em cinco etapas, começando por comunidades da zona sudoeste da capital fluminense, com alto nível de atuação de grupos armados e vulnerabilidade social. A região, dominada hoje por milicianos e uma violenta facção criminosa, tem sido palco de disputas territoriais e assassinatos.

Publicidade

O Plano Estratégico de Reocupação Territorial, como foi batizado, inclui mapeamento dessas áreas e intervenção direta, com presença policial, resgate da cidadania e acesso a direitos, assim como apoio ao desenvolvimento econômico.

A Secretaria de Segurança ouviu 400 moradores das áreas afetadas, e já é certo que eles terão participação em todas as fases e na criação de uma plataforma digital de transparência. Para estruturar o Plano, o governo do estado se baseou na experiência da cidade de Medellín, na Colômbia, que nas décadas de 1980 e 1990 chegou a ser considerada uma das mais violentas do mundo, pela alta letalidade causada por embates entre o tráfico e o poder público local.

2:11

Publicidade

Notícias relacionadas

Governo do Rio apresenta ao STF plano para combater crime organizado

O plano de recuperação de territórios controlados pelo crime organizado foi apresentado pelo governo do Rio de Janeiro ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta segunda-feira (22)

22 de Dezembro, 2025

Dois sargentos da PM do Rio foram presos por ajudar crime organizado

Dois sargentos da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) foram presos na manhã desta segunda-feira (8) pela Polícia Federal, com apoio do Batalhão de Operações Especiais (Bope), e d

08 de Dezembro, 2025

Avenida Brasil é interditada e carros são incendiados no Rio

As forças de segurança realizaram, hoje (27), o quarto dia da Operação Barricada Zero em várias comunidades do Rio de Janeiro e no Complexo de Israel, na Cidade Alta, em Cordovil

27 de Novembro, 2025