17 de Junho, 2025 14h06mSaúde por Rádio Agência Nacional

Cada vez mais adolescentes usam o cigarro eletrônico, revela pesquisa

Baixar Tocar Um em cada nove adolescentes afirmam que usam cigarro eletrônico no Brasil. É o que aponta uma pesquisa da Unifesp, a Universidade Federal de São Paulo, divulgada esta semana, e que ouviu cerca de 16 mil pessoas de 14 anos ou mais, de todas as regiões do país. Segundo o levantamento, a quantidade de usuários jovens que usam cigarro eletrônico já representa cinco vezes mais em relação ao número de usuários do cigarro tradicional, que representa 1,7% nessa faixa etária

Um em cada nove adolescentes afirmam que usam cigarro eletrônico no Brasil. É o que aponta uma pesquisa da Unifesp, a Universidade Federal de São Paulo, divulgada esta semana, e que ouviu cerca de 16 mil pessoas de 14 anos ou mais, de todas as regiões do país. 

Segundo o levantamento, a quantidade de usuários jovens que usam cigarro eletrônico já representa cinco vezes mais em relação ao número de usuários do cigarro tradicional, que representa 1,7% nessa faixa etária. 

A pesquisa da Unifesp utilizou dados de 2022 a 2024, do Lenad 3, o Terceiro Levantamento Nacional de Álcool e Drogas, e é a primeira vez que cigarros eletrônicos entram no levantamento.

Apesar de o produto estar proibido aqui no Brasil, a coordenadora do levantamento e professora de Psiquiatria da Unifesp, Clarice Madruga, diz que é a facilidade de encontrar o artefato pela internet é um problema.

Ela lamenta também o retorno do crescimento do tabagismo no país depois que o sucesso de políticas antitabagistas, iniciadas na década de 1990, conseguiram reduzir fortemente o consumo de cigarros.

Publicidade

"A gente teve uma história gigantesca e de sucesso de políticas que geraram uma queda vertiginosa no tabagismo, mas que um novo desafio quebrou completamente essa trajetória. E a gente hoje tem um índice de consumo, principalmente adolescentes, muito superior e que está totalmente invisível."

Outro problema, segundo Clarice, é o risco à saúde, já que a inalação de substâncias altamente tóxicas, como a nicotina, é muito maior no cigarro eletrônico, se comparado ao cigarro tradicional.

Os participantes ouvidos no estudo receberam a opção de serem encaminhados para tratamento no Hospital São Paulo e no Centro de Atenção Integral em Saúde Mental da Unifesp.

© Divulgação Ministério da Saúde Saúde A venda do produto é proibida no Brasil São Paulo 17/06/2025 - 14:45 Sâmia Mendes / Liliane Farias Leandro Martins - repórter da Rádio Nacional cigarro eletrônico tabagismo pesquisa terça-feira, 17 Junho, 2025 - 14:45 2:07

Publicidade

Notícias relacionadas

Um em cada 9 adolescentes usa cigarro eletrônico no Brasil

Pesquisa da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) divulgada esta semana apontou que um em cada nove adolescentes brasileiros afirma que usa cigarro eletrônico. O estudo ouviu cerca de 16 mil p

17 de Junho, 2025

Uma em cada 23 adolescentes torna-se mãe por ano no país, diz pesquisa

Um estudo sobre maternidade na adolescência no Brasil feito por pesquisadores do Centro Internacional de Equidade em Saúde da Universidade Federal de Pelotas (ICEH/UFPel) revelou que uma em cada 23

21 de Julho, 2025

Programação revela o mosaico cultural dos festejos juninos no Brasil

Baixar Tocar Os arraiás espalhados por todo o país seguem ao longo do segundo fim de semana de junho. Algumas cidades, inclusive, começam a programação nesta quinta-feira (12), véspera de Santo

12 de Junho, 2025