07 de Agosto, 2025 19h08mMeio Ambiente por Rádio Agência Nacional

Impactos do microplástico são graves e afetam o ambiente e as pessoas

A poluição causada por materiais plásticos é uma preocupação em todo mundo, não apenas pelos danos ao meio ambiente, mas também pelos riscos à saúde humana. A Academia Brasileira de Ciências lançou nesta quinta (7) o relatório “Microplásticos: Um problema complexo e urgente” que faz alertas e recomendações para diminuir o descarte inadequado desses minúsculos fragmentos de plástico que contaminam especialmente rios e oceanos

A poluição causada por materiais plásticos é uma preocupação em todo mundo, não apenas pelos danos ao meio ambiente, mas também pelos riscos à saúde humana. A Academia Brasileira de Ciências lançou nesta quinta (7) o relatório “Microplásticos: Um problema complexo e urgente” que faz alertas e recomendações para diminuir o descarte inadequado desses minúsculos fragmentos de plástico que contaminam especialmente rios e oceanos.

De acordo com o documento, estimativas apontam que o Brasil contribui com até 190 mil toneladas do volume total de lixo no ambiente marinho e estudos recentes calculam que o potencial de perda de itens plásticos para o meio ambiente no país é de quase 3,5 milhões de toneladas por ano.

Entre as orientações estão a revisão do Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar, lançado em 2019, com reforço no combate aos microplásticos, capacitação de catadores e maior investimento para inovação da reciclagem no país, com reuso inteligente dos produtos plásticos.

Adalberto Val, vice-presidente da ABC para a Região Norte e coordenador do grupo de trabalho sobre microplásticos fala sobre a gravidade da proliferação desse material no Brasil.

“Os impactos dos microplásticos no Brasil são já extremamente graves e observados em diversos ecossistemas brasileiros. Os microplásticos estão presentes nos rios, nos lagos, nos oceanos, nos solos e até mesmo no ar que respiramos”.

Publicidade

Segundo Adalberto Val, os microplásticos já são encontrados em diferentes partes do corpo humano e isso traz consequências para a saúde.

“Essas partículas podem causar inflamações, lesões nos tecidos, estresse oxidativo, alterações hormonais, entre outros. Embora ainda existam lacunas científicas sobre os impactos de longo prazo, há consenso de que a exposição crônica aos microplásticos pode ser extremamente danosa”.

Outras recomendações do relatório são a criação de mecanismos de avaliação de riscos de saúde e ações para reduzir os efeitos da poluição plástica, além de investimentos em educação ambiental.

2:07

Publicidade

Notícias relacionadas

Semana do Clima em São Paulo começa nesta segunda e vai até o dia 8

Começa nesta segunda-feira (4) a Semana do Clima em São Paulo. Ao longo dos cinco dias de programação, a segunda edição da SP Climate Week deve reunir mais de 260 empresas e startups e 100 pales

02 de Agosto, 2025

Líderes do Brics pedem atenção para o clima e doenças tropicais

Além de mencionar temas como guerras, governança, economia e inteligência artificial, a Declaração do Rio de Janeiro, assinada pelos líderes dos países do Brics, tratou de dois outros assuntos

06 de Julho, 2025

São Paulo tem 42 mil pessoas em ato contra PEC da Blindagem e anistia

Cerca de 42,4 mil pessoas se reuniram neste domingo (21) na avenida Paulista, na região central de São Paulo, para protestar contra a anistia aos condenados por tentativa de golpe de Estado e a cham

21 de Setembro, 2025