07 de Outubro, 2025 11h10mPolítica por Rádio Agência Nacional

Haddad: governo não vai mudar estratégia de negociação com EUA

Após a conversa entre os presidentes Lula e Donald Trump, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, deixou claro: a estratégia da diplomacia brasileira para negociar com o governo dos Estados Unidos não vai mudar. A expectativa agora é com relação a futuras conversas e encontros bilaterais que poderão ocorrer na próxima semana, quando o ministro viaja para os Estados Unidos para participar da reunião do G20, Banco Mundial e FMI

Após a conversa entre os presidentes Lula e Donald Trump, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, deixou claro: a estratégia da diplomacia brasileira para negociar com o governo dos Estados Unidos não vai mudar.

A expectativa agora é com relação a futuras conversas e encontros bilaterais que poderão ocorrer na próxima semana, quando o ministro viaja para os Estados Unidos para participar da reunião do G20, Banco Mundial e FMI.

Haddad reforçou que a diplomacia brasileira saberá negociar independentemente de quem for o interlocutor, seja com o secretário de Estado norte-americano Marco Rubio ou com o secretário do Tesouro Scott Bessent.

"Independentemente de quem seja designado para negociar em nome do governo dos Estados Unidos, eu penso que a diplomacia brasileira, com os argumentos que tem, vai saber superar esse momento, que foi um equívoco muito grande".

Publicidade

A declaração de Haddad foi feita durante o programa Bom Dia, Ministro, da EBC. Ele disse que o assunto será superado e que agora as informações estão chegando de maneira mais verídica ao governo norte-americano.

"Essa largada equivocada vai ser superada, na minha opinião. Passa muito por uma desinformação sobre como funcionam as instituições brasileiras. Eu penso que as informações estão chegando com mais veracidade para o governo americano. Então isso tudo vai assentando a poeira e vai abrindo caminho para alguma coisa que vale a pena".

Sobre um possível encontro frente a frente entre Lula e Trump, o ministro afirmou que, até lá, as conversas ministeriais vão continuar. Existe a possibilidade desse encontro ocorrer ainda no fim do mês, quando Lula viaja para participar da Cúpula da Asean (Associação de Nações do Sudeste Asiático) na Malásia.

1:53

Publicidade

Notícias relacionadas

Governo busca negociação com EUA e pede apoio de empresários

O governo federal se reúne, nesta terça-feira (15), com setores da indústria e do agronegócio para discutir a taxação de 50% imposta pelos Estados Unidos a produtos brasileiros. A primeira reuni

15 de Julho, 2025

Haddad diz que governo do Brasil não vai retaliar EUA após tarifaço

O governo brasileiro não vai retaliar os Estados Unidos em relação a taxação de 50% nos produtos do Brasil, mas sim proteger a indústria e o agronegócio. Foi o que disse nesta sexta-feira (1º)

01 de Agosto, 2025

Secretário dos EUA diz que entrada em vigor de tarifas não será adiada

O secretário de Comércio dos Estados Unidos, Howard Lutnick, disse que as tarifas aos produtos brasileiros previstas para iniciarem em 1º de agosto não serão adiadas. Os produtos importados do Br

27 de Julho, 2025