02 de Julho, 2025 20h07mPolítica por Rádio Agência Nacional

Advogado de Carla Zambelli, que fugiu do país, protocola defesa na CCJ

O advogado da deputada federal licenciada Carla Zambelli, do PL, Fábio Pagnozzi, protocolou, nesta quarta-feira (2), a defesa da parlamentar na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados, no processo em tramitação na casa que analisa a perda do mandato da parlamentar. Pagnozzi alega que o julgamento que condenou Zambelli no Supremo Tribunal Federal não respeitou o direito à ampla defesa e ao contraditório e que não teve acesso ao conteúdo que serviu de prova para a condenação

O advogado da deputada federal licenciada Carla Zambelli, do PL, Fábio Pagnozzi, protocolou, nesta quarta-feira (2), a defesa da parlamentar na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados, no processo em tramitação na casa que analisa a perda do mandato da parlamentar.

Pagnozzi alega que o julgamento que condenou Zambelli no Supremo Tribunal Federal não respeitou o direito à ampla defesa e ao contraditório e que não teve acesso ao conteúdo que serviu de prova para a condenação.

“Essa defesa ela embasa algumas questões jurídicas de ampla defesa e contraditório em que a deputada não teve a chance de poder se defender. Ela sequer foi ouvida pra poder se defender. Teve inclusive o seu direito de querer saber sobre os 700 gigas que foram o motivo de sua de sua condenação, ela não teve o direito de saber o que são esses 700 gigas. O Walter Delgatti que é o famoso hacker ele foi chamado pela polícia federal, de mentiroso contumaz, mudou seus depoimentos mais de seis vezes. Então é isso que a gente coloca e pede acareação aqui na CCJ.”

Carla Zambelli fugiu para a Itália depois de ser condenada, em junho, pelo STF, pela invasão aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça, com o auxílio do hacker Walter Delgatti. 

Publicidade

O ministro Alexandre de Moraes então determinou a prisão preventiva da deputada. O advogado não deu previsão sobre o retorno de Zambelli ao Brasil.

“Esse é um processo longo ainda, né? Nós temos um processo ocorrendo em outro país, que é na Itália, então a gente depende tanto do processo no Brasil quanto do processo da Itália para decidir. Se a Carla volta ou não, mas obviamente a vontade dela é que ela venha para o Brasil e continue aqui como deputada”.

A declaração do advogado foi dada juntamente com o líder do PL, Sóstenes Cavalcante, e outros deputados da oposição.

1:52

Publicidade

Notícias relacionadas

Após protestos pelo país, PEC da Blindagem é barrada na CCJ do Senado

Foi uma votação unânime e a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado barrou a PEC da Blindagem. O parecer do relator, senador Alessandro Vieira, do MDB de Sergipe, era pela inconstitu

24 de Setembro, 2025

Presa na Itália, Zambelli acompanha análise sobre perda de mandato

Presa em uma penitenciária da Itália, a deputada licenciada Carla Zambelli participou, nesta quarta-feira, por videoconferência (10), de uma reunião da Comissão de Constituição e Justiça da C

10 de Setembro, 2025

CCJ: relator vota pela manutenção do mandato de Carla Zambelli

O relator do caso da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, Diego Garcia (Republicanos-PR), apresentou hoje (2) relatório co

02 de Dezembro, 2025