17 de Novembro, 2025 13h11mMeio Ambiente por Rádio Agência Nacional

Jovens discutem transição energética e periferia na COP30

As discussões nesta segunda (17) e terça-feira na Zona Verde da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP30) estão dedicadas à gestão ambiental e comunitária, com foco especial em florestas, oceanos e a biodiversidade. Também são temas prioritários as comunidades indígenas, locais e tradicionais, além de crianças e jovens e pequenas e médias empresas. Este recorde reflete os seis eixos da Agenda da Ação da COP30, em particular o Pilar Florestas, Oceanos e Biodiversidade

As discussões nesta segunda (17) e terça-feira na Zona Verde da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP30) estão dedicadas à gestão ambiental e comunitária, com foco especial em florestas, oceanos e a biodiversidade. Também são temas prioritários as comunidades indígenas, locais e tradicionais, além de crianças e jovens e pequenas e médias empresas.

Este recorde reflete os seis eixos da Agenda da Ação da COP30, em particular o Pilar Florestas, Oceanos e Biodiversidade.

E nessa manhã um painel promovido pela Aliança da Juventude por Governança Energética discutiu a inclusão da juventude na transição energética. Jovens de diferentes estados, vindos especialmente das periferias em busca de políticas públicas aliadas à transição energética, se reuniram para debater os desafios na definição de metas e a conexão com a periferia.

O racismo foi um dos pontos abordados como ponto crucial para a ausência da juventude negra em espaços de fala - e a distinção do que é interesse e do que é vontade política.

Publicidade

O papel da comunicação na inserção da juventude como protagonista também foi discutido. O destaque ficou para o acesso aos recursos da Política Nacional Aldir Blanc e Lei Paulo Gustavo, em que jovens têm a oportunidade de lançar projetos e passar recados à sociedade sobre o papel de todos nas mudanças climáticas.

A transição energética, segundo os jovens, só será justa se for feita com a participação ativa dos povos afetados pelas ações. Eles lembraram ainda que em muitos territórios a pauta principal ainda é levar energia para depois discutir a transição energética.

1:48

Publicidade

Notícias relacionadas

Na COP30, autoridades defendem fundo global e transição energética

No primeiro dia oficial da COP30, autoridades brasileiras avaliaram a necessidade de conciliar desenvolvimento econômico com a preservação ambiental, destacando o papel da Amazônia como peça cent

10 de Novembro, 2025

Transição energética pauta os debates do quinto dia da COP30

A transição energética pauta grande parte dos debates nesta sexta-feira (14/11), quinto dia de COP30 em Belém, no Pará. Está previsto o lançamento da Declaração de Belém do Instituto E+, par

14 de Novembro, 2025

No G20, Lula destaca transição energética e crescimento inclusivo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, neste sábado (22), que o G20 – grupo das maiores economias do mundo – tem a responsabilidade de desenvolver um novo modelo de economia que prioriz

22 de Novembro, 2025