03 de Agosto, 2025 16h08mMeio Ambiente por Rádio Agência Nacional

Marina classifica preços de hospedagens para COP30 como "achaque"

Um “absurdo” e um “achaque”. Foi assim que a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, definiu os preços das hospedagens em Belém, capital do Pará, que vai sediar a COP30, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, em novembro deste ano. Marina afirmou que o governo está pensando em formas de garantir a participação de todos os países, sem previsão de mudança de cidade

Um “absurdo” e um “achaque”. Foi assim que a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, definiu os preços das hospedagens em Belém, capital do Pará, que vai sediar a COP30, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, em novembro deste ano. Marina afirmou que o governo está pensando em formas de garantir a participação de todos os países, sem previsão de mudança de cidade.

Para Marina Silva, é natural o aumento de preços em grandes eventos, mas é preciso garantir a participação das nações, sobretudo daquelas em desenvolvimento, cuja presença a ministra considera fundamental.

Em visita à capital paraense neste fim de semana, o ministro do Turismo, Celso Sabino, disse que o diálogo do governo com o setor hoteleiro tem surtido efeito e, segundo ele, todas as delegações vão conseguir hospedagem a preços justos.

Nos últimos dias, um grupo de negociadores internacionais apresentou à ONU preocupações com os preços das hospedagens em Belém, o que poderia impedir a participação das delegações representadas. Alguns chegaram a pedir que a COP30 fosse transferida para outra cidade.

Publicidade

Após isso, o presidente da COP30, o embaixador brasileiro André Corrêa Lago, descartou a mudança de local. Em conversa com jornalistas, na última sexta-feira, Lago afirmou que “os preços estão muitíssimos mais altos” e acrescentou que há uma operação do governo federal para "assegurar que todos os países, mesmo os mais pobres, possam” participar da COP.

Nas redes sociais, usuários relatam e postam imagens de simulações de hospedagem com valores bem acima dos praticados em outras temporadas. Até o fechamento desta matéria, a reportagem não conseguiu contato com entidades representativas do setor hoteleiro em Belém ou no Pará.

3:45

Publicidade

Notícias relacionadas

Embaixador descarta transferir COP30 de Belém para outra cidade

O presidente da COP30, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, o embaixador brasileiro André Corrêa do Lago, descartou, nesta sexta-feira (1º), qualquer possibilidade de um

01 de Agosto, 2025

Brasil espera mobilização do Brics para resultados ambiciosos na COP30

A reunião de cúpula do Brics, que será realizada no Rio de Janeiro esta semana, deve servir de espaço de construção para soluções mundiais e antecipar debates importantes que estarão em pauta

02 de Julho, 2025

Telejornal Repórter Brasil exibe série especial sobre a COP30

A partir desta segunda-feira (9), o Repórter Brasil estreia uma série de matérias especiais sobre os preparativos para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP), que acon

09 de Junho, 2025