07 de Novembro, 2025 14h11mMeio Ambiente por Rádio Agência Nacional

ONU prevê que 2025 será segundo ano mais quente já registrado

A questão do aquecimento global é uma das pautas da COP30 - a Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas - que acontece em Belém, neste mês de novembro. E a atualização do relatório “Estado do Clima Global”, divulgado pela Organização Meteorológica Mundial da ONU, aponta a necessita de soluções imediatas para esse problema. Segundo o documento, o ano de 2025 deve ser o segundo ou terceiro ano mais quente desde o início dos registros de temperatura

A questão do aquecimento global é uma das pautas da COP30 - a Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas - que acontece em Belém, neste mês de novembro. E a atualização do relatório “Estado do Clima Global”, divulgado pela Organização Meteorológica Mundial da ONU, aponta a necessita de soluções imediatas para esse problema.

Segundo o documento, o ano de 2025 deve ser o segundo ou terceiro ano mais quente desde o início dos registros de temperatura. Os anos no intervalo de 2015 a 2025 foram os mais quentes dos 176 anos de apontamentos. Sendo que os últimos três registraram as maiores altas.

De janeiro a agosto deste ano, a temperatura média global ficou 1,42ºC acima da média pré-industrial. Ligeiramente abaixo do recorde de 2024. As concentrações dos três principais gases de efeito estufa - dióxido de carbono, metano e óxido nitroso - e o calor dos oceanos, que atingiu níveis recordes em 2024, continuaram a subir.

O gelo marítimo do Ártico atingiu a menor extensão já vista: 13,8 milhões de km² em março, a menor extensão máxima já registrada, e caiu para 4,6 milhões de km² em setembro.

Publicidade

Já o gelo da Antártida permaneceu abaixo da média durante todo o ano. A taxa de elevação do nível do mar aumentou desde o início dos registros por satélite. Quase duplicando de 2,1 milímetros, por ano, entre 1993 e 2002; para 4,1, entre 2016 e 2025.

O relatório atualizado sobre o Estado do Clima Global 2025 da Organização Meteorológica Mundial para a COP 30 serve como referência científica para fundamentar as negociações desta edição da Conferência, que segue até o dia 21 de novembro em Belém do Pará.

2:09

Publicidade

Notícias relacionadas

Em Belém, Lula defende que ONU seja capaz de cobrar acordos ambientais

O presidente Lula está em Belém, para participar da Cúpula de Líderes e da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima. A COP30 começa oficialmente em 10 de novembro, mas, no dia seg

04 de Novembro, 2025

Relatório da ONU aponta que compromissos diminuem emissão de gases

As novas metas de redução de gases do efeito estufa apresentadas este ano indicam, pela primeira vez, uma queda das emissões, mas é preciso acelerar o processo. Essa é a conclusão de um relatór

28 de Outubro, 2025

2025 já é o ano com maior número de feminicídios na capital paulista

Dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) revelam que entre janeiro e outubro de 2025 foram registrados 53 casos de feminicídio na capital paulista

02 de Dezembro, 2025