06 de Novembro, 2025 09h11mMeio Ambiente por Rádio Agência Nacional

COPs definem meta trilionária para financiar ações climáticas

Um trilhão e trezentos bilhões de dólares a cada ano para o financiamento climático de países em desenvolvimento até 2035. Esse é o plano estratégico anunciado pelas Presidências da COP29, realizada em Baku, capital do Azerbaijão, ano passado; e da COP30, que acontece na próxima semana em Belém, no Pará. O documento batizado de "Mapa do Caminho de Baku a Belém" foi apresentado nessa quarta-feira (5)

Um trilhão e trezentos bilhões de dólares a cada ano para o financiamento climático de países em desenvolvimento até 2035.

Esse é o plano estratégico anunciado pelas Presidências da COP29, realizada em Baku, capital do Azerbaijão, ano passado; e da COP30, que acontece na próxima semana em Belém, no Pará.

O documento batizado de "Mapa do Caminho de Baku a Belém" foi apresentado nessa quarta-feira (5).

Os presidentes da COP, do ano passado, Mukhtar Babayev, e da deste ano, André Corrêa do Lago, enfatizaram que a meta de um trilhão e trezentos bilhões de dólares anuais é alcançável. Mas exige esforços tanto de fontes tradicionais quanto da criação de mecanismos financeiros inovadores.

Publicidade

O plano estabelece cinco áreas que serão prioridade: mais ajuda financeira, empréstimos e dinheiro com juros baixos; organizar as contas e controlar dívidas; mais dinheiro privado para projetos e diminuir os juros; coordenação de grandes projetos de clima e meio ambiente; além de mudanças nas regras para que o dinheiro chegue de forma mais justa para todos.

Se a meta for alcançada até 2035, a próxima década deve fortalecer os resultados em áreas como adaptação climática, energia limpa e sistemas alimentares para os países em desenvolvimento.

Para o presidente da COP30, André Corrêa do Lago, não é obrigatório a aprovação de todos os países para a ideia começar a ser levada adiante. Segundo ele, o relatório é um ponto de partida para alinhar os países na mesma direção e começar uma época de mais transparência no financiamento climático.

1:31

Publicidade

Notícias relacionadas

Lula propõe criação de conselho na ONU para monitorar ações climáticas

Em seu discurso na abertura da 80ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York, nos Estados Unidos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou a necessidade trazer o combate Ã

23 de Setembro, 2025

Atrasos nas metas climáticas acendem alerta para a COP30

Mudanças geopolíticas e questões internas dos países atrasam entregas de metas de redução de carbono, o que pode dificultar o combate ao aquecimento global, segundo especialistas. Disponibilizar

15 de Outubro, 2025

Saúde anuncia R$ 9,8 bi para adaptar SUS a mudanças climáticas

O Ministério da Saúde anunciou neste domingo (30) um investimento de R$ 9,8 bilhões em ações de adaptação no Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo a construção de novas unidades de saúde

30 de Novembro, 2025