03 de Outubro, 2025 21h10mMeio Ambiente por Rádio Agência Nacional

Entidades pedem maior protagonismo do conhecimento científico na COP30

Mais protagonismo e poder de decisão do conhecimento científico durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que acontecerá em Belém, no Pará, de 10 a 21 de novembro. O apelo foi feito por representantes da sociedade civil e de órgãos de governo que participaram de um encontro, nesta sexta-feira (3), para traçar estratégias de como a ciência será representada na Conferência

Mais protagonismo e poder de decisão do conhecimento científico durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que acontecerá em Belém, no Pará, de 10 a 21 de novembro. O apelo foi feito por representantes da sociedade civil e de órgãos de governo que participaram de um encontro, nesta sexta-feira (3), para traçar estratégias de como a ciência será representada na Conferência.

Entre os presentes estavam a Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), além da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

A reunião aconteceu na sede da Finep, no Rio de Janeiro. Delegações governamentais e organizações da sociedade civil de todo o planeta são esperadas na COP30 para buscar soluções para o aquecimento global e a mudança climática. 

O presidente da Finep, Luiz Antonio Elias, fala da importância do evento desta sexta-feira e do papel estratégico do Brasil no enfrentamento do aquecimento global.

“Temas sensíveis, que serão o futuro não só do planeta, mas do Brasil. Portanto, dar a envergadura que estamos trazendo, com toda a nata da ciência que discute essa temática, instituições, unidades de pesquisa do ministério e olhar do futuro, isso é fundamental para que tenhamos políticas públicas mais efetivas, olhando impactos da mudança climática, fazendo uma transição ecológica efetiva e colocando a capacidade da nossa biodiversidade e dos biomas brasileiros a serviço da sociedade brasileira”. 

Publicidade

Luiz Antonio Elias destacou, ainda, que a Finep tem apoiado a agenda através de financiamento e projetos de energias renováveis, redes inteligentes, armazenamento de energia, hidrogênio verde e eficiência energética.

A urgência climática também foi enfatizada pelo pesquisador Carlos Nobre, do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP). Segundo ele, o planeta se aproxima de um “ponto de não retorno” provocado pelo aquecimento global. Ele citou o desmatamento da Amazônia como um dos maiores lançadores de gás carbônico à atmosfera.

*Com informações da Agência Brasil

2:46

Publicidade

Notícias relacionadas

Ministro do Turismo garante hospedagem acessível na COP30

A menos de três meses da a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2025 (COP30), o ministro do Turismo, Celso Sabino, voltou a garantir: não vai faltar hospedagem para as del

19 de Agosto, 2025

COP30 recebe número recorde de 1.270 propostas de painéis

A organização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que acontece em Belém do Pará no próximo mês de novembro, recebeu um número recorde de propostas de painéis

21 de Setembro, 2025

ONU aumenta valor da ajuda para hospedagem durante a COP30

Diante das críticas de altos preços para hospedagem durante a COP 30, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a ONU anunciou que vai aumentar a ajuda financeira para os país

18 de Setembro, 2025