08 de Setembro, 2025 12h09mMeio Ambiente por Rádio Agência Nacional

IBGE quer mapear áreas verdes em territórios urbanos do Brasil

Mapear as áreas verdes urbanas no Brasil. Essa é a proposta inédita do IBGE lançada nesta segunda-feira (8). O instituto realizou um levantamento experimental em duas cidades, para apresentar a discussão metodológica da investigação. Guarulhos, em São Paulo, e Palmas, no Tocantins foram as cidades escolhidas como áreas-teste. A opção por esses municípios se deu pelas diferenças regionais, tanto pela formação das cidades quanto em relação ao clima e vegetação

Mapear as áreas verdes urbanas no Brasil. Essa é a proposta inédita do IBGE lançada nesta segunda-feira (8). O instituto realizou um levantamento experimental em duas cidades, para apresentar a discussão metodológica da investigação. 

Guarulhos, em São Paulo, e Palmas, no Tocantins foram as cidades escolhidas como áreas-teste. A opção por esses municípios se deu pelas diferenças regionais, tanto pela formação das cidades quanto em relação ao clima e vegetação.  

A metodologia usou a definição de Áreas Verdes Urbanas do Código Florestal Brasileiro, a qual considera áreas públicas ou privadas de vegetação, naturais ou recuperadas, que possuem uma destinação no planejamento urbano diferente de loteamentos e moradias.  

A classificação de áreas verdes seguiu a proposta do Ministério do Meio Ambiente e de Mudança do Clima, que contempla diferentes tipos, como parques, praças, canteiros, dentre outros, e os serviços que podem oferecer, a exemplo de recreação e de regulação climática.

Para a área de mapeamento, foi considerada uma delimitação que segue o padrão internacional da ONU-Habitat pautado em densidade demográfica e tamanho da população em áreas contínuas.

Publicidade

Resultados

A partir dessas informações, os pesquisadores verificaram que existem em Guarulhos cerca de 7 mil hectares de Áreas Verdes Urbanas, o que representa 45% das áreas urbanizadas do município, levando em conta a área de 800 metros em torno do centro urbano.

Já em Palmas, o total de Áreas Verdes Urbanas foi de cerca de 5,1 mil hectares, considerando a área de mapeamento com o entorno de 800 metros do centro urbano, o que representa 49% do total de áreas urbanizadas da cidade.

O levantamento usa o ano de 2022 como referência para as informações. Com os resultados dessa investigação experimental e futuros aprimoramentos, a equipe técnica do IBGE tem como objetivo propor uma metodologia adequada para ser aplicada às áreas verdes de todo território nacional.

2:09

Publicidade

Notícias relacionadas

Produção industrial reverte queda e sobe 0,1% em outubro, mostra IBGE

A produção de petróleo, minério de ferro e gás natural ajudou a indústria brasileira a crescer 0,1% em outubro na comparação com setembro. O resultado reverte queda de 0,4% identificada no mê

02 de Dezembro, 2025

Brasil tem 87 mil localidades com concentração de habitantes, diz IBGE

O Brasil tem 87.362 áreas classificadas por localidades, isto é, todo lugar do território nacional onde há um aglomerado permanente de habitantes

24 de Novembro, 2025

Inscrições para 9,5 mil vagas do IBGE vão até 11 de dezembro

Estão abertas as inscrições para 9.590 vagas temporárias de trabalho no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As vagas são para atuação nas pesquisas domiciliares, econômica

23 de Novembro, 2025