18 de Agosto, 2025 08h08mMeio Ambiente por Rádio Agência Nacional

Viva Maria: Conferência sobre poluição plástica termina sem acordo

A Conferência Global da ONU sobre poluição plástica, realizada em Genebra, na Suíça, foi encerrada na última sexta-feira (15) sem a conclusão de um acordo entre os países participantes. As negociações foram oficialmente adiadas para uma data ainda indefinida. A ausência de consenso ocorre em meio ao agravamento da crise ambiental provocada pelo excesso de resíduos plásticos nos oceanos e ecossistemas terrestres

A Conferência Global da ONU sobre poluição plástica, realizada em Genebra, na Suíça, foi encerrada na última sexta-feira (15) sem a conclusão de um acordo entre os países participantes. As negociações foram oficialmente adiadas para uma data ainda indefinida.

A ausência de consenso ocorre em meio ao agravamento da crise ambiental provocada pelo excesso de resíduos plásticos nos oceanos e ecossistemas terrestres. A presença cada vez mais expressiva de lobistas da indústria petroquímica nas negociações tem sido apontada como um dos principais obstáculos ao avanço do tratado global sobre plásticos.

A organização não governamental Oceana, que atua no Brasil há mais de 10 anos, reforçou a importância do tema durante o lançamento da 5ª edição da Auditoria da Pesca. O relatório destaca a urgência de medidas de gestão pesqueira no país e aponta que 92% das espécies marinhas precisam de planos de proteção imediatos. Além disso, revela que metade das pescarias brasileiras ainda operam sem qualquer tipo de monitoramento.

A situação se agrava com os impactos da emergência climática sobre a pesca brasileira. Em 2024, o governo federal destinou quase R$ 1 bilhão para o pagamento de auxílio emergencial extraordinário a pescadores artesanais da região Norte, em situação de vulnerabilidade, afetados pela grave estiagem.

Publicidade

Um dos exemplos da realidade enfrentada por essas comunidades é o de Josana Pinto da Costa, pescadora artesanal de Óbidos (PA) e integrante do Movimento de Pescadoras e Pescadores Artesanais do Brasil (MPP). Desde 1993, ela vive na comunidade de Amador, às margens do Rio Amazonas, e atua na defesa dos direitos da categoria em meio a crescentes desafios socioambientais.

Ouça no player.

8:17

Publicidade

Notícias relacionadas

Viva Maria: Rede Oceano Limpo luta contra a poluição plástica

Baixar Tocar Nesta edição, Viva Maria se despede da Semana do Meio Ambiente ouvindo uma jovem liderança que está em total sintonia com o tema escolhido pela ONU para as comemorações do 5 de junh

06 de Junho, 2025

Audiência no STF termina sem acordo sobre IOF

Não houve acordo na audiência sobre os decretos das Operações Financeiras (IOF) realizada hoje (15) no Supremo Tribunal Federal (STF)

15 de Julho, 2025

Viva Maria destaca exposição sobre marcas da mineração

Está em cartaz na Funarte MG, em Belo Horizonte, a exposição "Paisagens Mineradas: marcas no corpo-território". A mostra reúne obras de 12 artistas mulheres que confrontam os efeitos da mineraçÃ

10 de Julho, 2025