06 de Janeiro, 2026 21h01mInternacional por Rádio Agência Nacional

Justiça dos EUA recua em acusar Maduro de liderar Cartel de Los Soles

Uma versão atualizada da acusação judicial do Departamento de Justiça dos Estados Unidos contra o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, mostra que o órgão recuou na tese de que ele seria o chefe do suposto Cartel de los Soles. Na denúncia apresentada em 2020, ainda durante o primeiro mandato de Donald Trump, Maduro era acusado de administrar e liderar o cartel, à medida que ganhava poder na Venezuela. Além disso, o documento trazia 33 menções ao termo “Cartel de Los Soles”

Uma versão atualizada da acusação judicial do Departamento de Justiça dos Estados Unidos contra o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, mostra que o órgão recuou na tese de que ele seria o chefe do suposto Cartel de los Soles.

Na denúncia apresentada em 2020, ainda durante o primeiro mandato de Donald Trump, Maduro era acusado de administrar e liderar o cartel, à medida que ganhava poder na Venezuela. Além disso, o documento trazia 33 menções ao termo “Cartel de Los Soles”.

Já a nova peça do Departamento de Justiça, protocolada nesta semana, o nome do Cartel aparece apenas duas vezes, e em citações de menor importância, sem qualquer menção à liderança de Maduro em relação ao suposto cartel.

No documento, Maduro e o ex-presidente Hugo Cháves são acusados de participar, perpetuar e proteger uma cultura de corrupção, “na qual poderosas elites venezuelanas se enriquecem com o tráfico de drogas” e com a proteção de seus parceiros do crime.

Publicidade

A mudança na linguagem e no teor da acusação do Departamento de Justiça chamou a atenção, uma vez que o suposto cartel foi denominado como grupo terrorista pelo governo Trump. E a acusação de que Maduro lideraria a organização foi usado como justificativa para a invasão da Venezuela.

* Com informações da Agência Brasil

1:35

Publicidade

Notícias relacionadas

EUA recuam em acusar Maduro de liderar suposto Cartel de Los Soles

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos (EUA) recuou em acusar o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, de liderar o suposto Cartel de Los Soles

06 de Janeiro, 2026

Senado dos EUA aprova medida para barrar ações de Trump na Venezuela

Nesta quinta-feira (8), o Senado dos Estados Unidos aprovou uma medida que pode barrar novas ações do presidente Donald Trump na Venezuela sem autorização do Congresso. A votação ocorre poucos d

08 de Janeiro, 2026

Presidente dos EUA anuncia ataque em larga escala à Venezuela

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou, neste sábado (3), um ataque em larga escala à Venezuela. A capital do país, Caracas, e outras cidades teriam sido atingidas por vias aérea

03 de Janeiro, 2026