17 de Outubro, 2025 12h10mInternacional por Rádio Agência Nacional

Brasil amplia presença na Índia com novo escritório da Embraer

No país mais populoso do mundo, o Brasil busca parcerias comerciais e acordos que tragam investimentos à nossa economia. Com mais de 1 bilhão e 400 milhões de habitantes, a Índia ganhou um escritório da principal fabricante de aviões no Brasil, a Embraer. A cerimônia de inauguração do espaço, na capital Nova Délhi, teve a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também é o ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e foi o chefe da missão à Índia

No país mais populoso do mundo, o Brasil busca parcerias comerciais e acordos que tragam investimentos à nossa economia. Com mais de 1 bilhão e 400 milhões de habitantes, a Índia ganhou um escritório da principal fabricante de aviões no Brasil, a Embraer.  

A cerimônia de inauguração do espaço, na capital Nova Délhi, teve a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também é o ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e foi o chefe da missão à Índia.

Ao inaugurar o escritório, Alckmin destacou o plano para expandir a presença da indústria brasileira no país asiático, e reforçou a importância da tecnologia, confiança e cooperação.   

Entre os projetos, o vice-presidente destacou a parceria firmada entre a EMBRAER e o grupo indiano Mahindra, para negócios da aeronave C-390 Millenium, utilizada como transporte militar e de uso estratégico inclusive no combate a incêndios.  

Publicidade

Também na inauguração, o presidente da Embraer, Bosco da Costa Junior, mencionou que os aviões da companhia “conquistaram reputação de desempenho e confiabilidade” e que o cargueiro C-390 Millennium tem muito a contribuir com a Força Aérea Indiana.  

Segundo a empresa Embraer, apesar do novo escritório, a companhia está presente no país há VINTE ANOS, com aeronaves da área de defesa e também para voos comerciais, como a família das aeronaves E-jets. Ainda de acordo com a fabricante brasileira, toda a frota da companhia aérea indiana, Star Air, é composta por jatos da Embraer. 

2:35

Publicidade

Notícias relacionadas

Embraer fecha 2025 com a maior carteira de pedidos de sua história

A Embraer fechou o ano de 2025 com uma carteira de pedidos de US$ 31,6 bilhões, a maior de sua história. O resultado é 20% superior ao registrado no final de 2024

28 de Janeiro, 2026

Autoridades da Índia monitoram reaparecimento do vírus Nipah

Autoridades sanitárias da Índia monitoram nos últimos dias um surto do vírus Nipah na província de Bengala Ocidental, onde cinco casos foram confirmados entre profissionais de saúde de um hospit

26 de Janeiro, 2026

Força Nacional aumentará efetivo na fronteira do Brasil com Venezuela

A instabilidade política na Venezuela e as possíveis consequências da ação militar que os Estados Unidos realizaram no último sábado (3) para depor o presidente venezuelano Nicolás Maduro moti

08 de Janeiro, 2026