09 de Outubro, 2025 12h10mInternacional por Rádio Agência Nacional

Brasileiros detidos em flotilha por Israel chegam ao Brasil

Desembarcaram nesta quinta-feira (9), no Aeroporto de Guarulhos (SP), os 13 brasileiros que foram detidos por forças israelenses na flotilha que transportava ajuda humanitária para a população de Gaza, na semana passada. Após dias de prisão, o grupo de brasileiros foi deportado para a Jordânia, fez uma escala em Doha, no Catar, e seguiu para o Brasil. Eles desembarcaram em Guarulhos por volta das 10h10, no horário de Brasília

Desembarcaram nesta quinta-feira (9), no Aeroporto de Guarulhos (SP), os 13 brasileiros que foram detidos por forças israelenses na flotilha que transportava ajuda humanitária para a população de Gaza, na semana passada.

Após dias de prisão, o grupo de brasileiros foi deportado para a Jordânia, fez uma escala em Doha, no Catar, e seguiu para o Brasil. Eles desembarcaram em Guarulhos por volta das 10h10, no horário de Brasília.

Dezenas de pessoas, entre apoiadores, familiares e parlamentares, estiveram presentes para recepcionar o grupo.   

Entre os brasileiros que desembarcaram, estava a deputada federal Luizianne Lins (PT-CE); a vereadora Mariana Conti (PSOL-SP) e Mohamad El Kadri, presidente do Fórum Latino-Palestino.

Foi organizada uma coletiva de imprensa no local. O ativista Thiago Ávila comentou o anúncio do cessar fogo em Gaza: "que a mobilização popular, não apenas nos barcos, obviamente, mas nas ruas, nos boicotes, parando as fábricas de armas, pressionando os governos do mundo inteiro, levar à condição de que dois anos depois da escalada do genocídio, não tem bombas hoje caindo sobre o povo palestino em Gaza. Não tem nada mais importante que isso nesse momento. E essa é uma vitória, não nossa. Essa é uma vitória do povo palestino".

Magno Costa, integrante da Central Sindical e Popular, lembrou da mobilização dos soldados para prendê-los, o que permitiu aos palestinos pescarem, e da recepção que tiveram ao serem soltos na Jordânia: "e depois nós ouvimos isso de vários companheiros na Jordânia, onde 70% da população é palestina, nos agradecer porque o povo de Gaza comeu, pelo menos daquela faixa próxima da praia, porque toda a armada de Israel que bloqueava os barcos de pesca para saírem para pescar, foram nos interceptar e essa armada que veio nos prender, até com o submarino, deixou livre os companheiros para pescarem e comerem o peixe deles".

Publicidade

O Governo brasileiro agradeceu ao governo da Jordânia pela colaboração com o processo de migração.

De acordo com os organizadores, seis participantes da flotilha, de outros países, ainda permanecem presos por Israel.

Nessa quarta-feira (8), mais nove embarcações com ativistas foram interceptadas pelas forças israelenses, a 220 km da Faixa de Gaza, em águas internacionais.

Ao todo, agora, são mais 145 ativistas detidos.

2:28

Publicidade

Notícias relacionadas

Brasileiros estavam em flotilha interceptada por militares israelenses

Quatro Integrantes da delegação brasileira, participantes da missão humanitária não violenta da Global Sumud Flotilla, estão entre os sequestrados em águas internacionais nas proximidades da Il

30 de Abril, 2026

Ativista Thiago Ávila retorna ao Brasil nesta segunda-feira

Após 10 dias preso em Israel, o ativista Thiago Ávila chega ao Brasil nesta segunda-feira (11). A informação foi confirmada nas redes sociais do brasileiro. Thiago Ávila foi solto por Israel e se

11 de Maio, 2026

Exigido por Trump, Acordo de Abraão isola palestinos frente a Israel

Exigência de Donald Trump aos países árabes, os chamados acordos de Abraão podem isolar ainda mais os palestinos na região, ampliando a margem de ação para Israel anexar a Cisjordânia e a Faix

02 de Junho, 2026