
Cerca de 200 pessoas estão presas nas encostas do Monte Everest, entre o Nepal e o Tibet. Equipes de resgate foram enviadas para o local. Juntamente com moradores, eles tentam retirar parte da neve para trazer de volta os montanhistas. Segundo a TV estatal chinesa, as pessoas já foram localizadas e contatadas, mas a neve impede a passagem. Outras 350 pessoas foram resgatadas e levadas para um local seguro na pequena cidade de Kudang.
Nobel de Medicina
O Nobel de Medicina de 2025 premiou pesquisadores que desenvolveram trabalhos sobre o sistema de defesa do corpo humano. Eles identificaram o processo pelo qual o corpo consegue diferenciar invasores das células do próprio corpo. Quando esse sistema falha, a pessoa desenvolve as chamadas doenças autoimunes, como diabetes tipo 1 ou esclerose. Os ganhadores são o japonês Shimon Sakaguchi, professor da Universidade de Osaka, e os norte-americanos Mary Branco, gerente sênior de programas do Instituto de Biologia em Seattle, e Fred Hamsted, consultor científico da Biotherapeutics em São Francisco. As descobertas devem ajudar no tratamento de doenças autoimunes, do câncer e nos processos de transplante de órgãos, que dependem da capacidade de segurar os ataques do sistema de defesa do corpo.
França
O Primeiro-Ministro francês, Sébastien Lecornu, renunciou ao cargo apenas 14 horas depois de anunciar a composição de seu gabinete. Ele disse que a saída dele se deve à intransigência dos partidos de chegarem a um consenso. Lecornu é o quinto primeiro-ministro desde a eleição de Emmanuel Macron à presidência da França em 2022. Ele ficou apenas 27 dias no cargo. A decisão abriu mais uma crise política no país. O partido de extrema-direita, Reunião Nacional, pediu eleições parlamentares antecipadas. Já os Socialistas exigem a nomeação de um primeiro-ministro indicado pela esquerda.
*Com informações da Agência Reuters
2:25