02 de Outubro, 2025 12h10mInternacional por Rádio Agência Nacional

Afeganistão retoma parcialmente telecomunicações após 2 dias de apagão

Após dois dias de apagão nas comunicações, o Afeganistão retoma parcialmente os serviços de telecomunicação no país governado pelo Talibã. De acordo com o serviço NetBlocks, uma organização de monitoramento da internet global, foram cerca de 48 horas em que a maioria dos 43 milhões de habitantes ficou sem conexão, isolada do resto do mundo. A restauração da conectividade ainda é parcial, cerca de 56% da capacidade considerada normal

Após dois dias de apagão nas comunicações, o Afeganistão retoma parcialmente os serviços de telecomunicação no país governado pelo Talibã.

De acordo com o serviço NetBlocks, uma organização de monitoramento da internet global, foram cerca de 48 horas em que a maioria dos 43 milhões de habitantes ficou sem conexão, isolada do resto do mundo.

A restauração da conectividade ainda é parcial, cerca de 56% da capacidade considerada normal.

O apagão ocorre junto com a aplicação, pelo Talibã, de novas regras de moralidade às operadoras de telecomunicação.

O porta-voz do secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Stéphane Dujarric, acusou o corte de ser implementado sem explicação pelas autoridades do Talibã, movimento fundamentalista político-militar e nacionalista islâmico.

Segundo Dujarric, o corte atinge a estabilidade econômica, a situação grave de mulheres e meninas afegãs, além dos direitos à liberdade de expressão e de acesso à informação.

Publicidade

Atualmente, a ONU está em missão na capital, Cabul, incluindo assistência às vítimas dos terremotos, que deixaram 2,2 mil mortos no mês passado.

A imprensa local registrou que, durante o apagão, moradores e comerciantes de Cabul relataram aumentos repentinos no preço de produtos básicos, como alimentos e combustível.

Com a retomada, o tráfego aéreo comercial no principal aeroporto do país voltou a funcionar.

O porta-voz do Talibã, Zabihullah Mujahid, negou as acusações da imprensa estrangeira, mas não se posicionou sobre a causa do apagão nas comunicações.

1:34

Publicidade

Notícias relacionadas

Talibã corta serviços de internet e telefonia no Afeganistão

O Afeganistão enfrenta o segundo dia de apagão geral nas comunicações no país. Segundo agências de notícias internacionais, fontes diplomáticas atribuíram a ordem de corte dos serviços de in

30 de Setembro, 2025

Gaza sofre apagão de telecomunicações

Tanques israelenses foram vistos em duas áreas da Cidade de Gaza, que são portas de entrada para o centro da cidade, disseram moradores nesta quinta-feira (18), enquanto a internet e as linhas telef

18 de Setembro, 2025

Familiares vivem apreensão após captura de brasileiros por Israel

"A cada hora que passa sem notícias, cresce o desespero da família, dos amigos e de todos que acompanham essa tragédia"

02 de Outubro, 2025