03 de Setembro, 2025 22h09mInternacional por Rádio Agência Nacional

Giro internacional: secretário diz que EUA seguirão atacando Venezuela

Venezuela O governo venezuelano negou o bombardeio e disse que o vídeo havia sido produzido por inteligência artificial, mas ferramentas de análise sugerem que as imagens são verdadeiras. O presidente americano, Donald Trump, vem insistindo, sem apresentar provas, na tese de que a Venezuela é um narcoestado. Analistas dizem que o objetivo seria a derrubada do presidente venezuelano Nicolás Maduro. China A celebração marca os 80 anos da rendição japonesa na Segunda Guerra Mundial

Venezuela O secretário de Defesa americano, Pete Hegseth, afirmou nesta quarta-feira que os Estados Unidos vão prosseguir com ataques contra a Venezuela. A declaração do secretário ocorre depois que os Estados Unidos bombardearam um barco no sul do Caribe, alegando que a embarcação carregava drogas vindas da Venezuela. Onze pessoas morreram no ataque.

O governo venezuelano negou o bombardeio e disse que o vídeo havia sido produzido por inteligência artificial, mas ferramentas de análise sugerem que as imagens são verdadeiras. O presidente americano, Donald Trump, vem insistindo, sem apresentar provas, na tese de que a Venezuela é um narcoestado. Analistas dizem que o objetivo seria a derrubada do presidente venezuelano Nicolás Maduro.

China A China fez o maior desfile militar de sua história recente e exibiu, pela primeira vez, todo o seu arsenal nuclear, incluindo um míssil balístico intercontinental com alcance de 20 mil quilômetros.

A celebração marca os 80 anos da rendição japonesa na Segunda Guerra Mundial. O presidente chinês, Xi Jinping, também fez questão de exibir seu poder na diplomacia.

Ele desfilou ao lado dos líderes da Rússia, Vladimir Putin, e da Coreia do Norte, Kim Jong-un, e cumprimentou mais de 20 chefes de Estado. A ação foi lida como uma tentativa de reconfigurar o cenário geopolítico mundial, a partir de uma perspectiva menos ocidental.

Publicidade

Portugal Uma das principais atrações turísticas de Lisboa, o Elevador da Glória, descarrilou e tombou, deixando 15 pessoas mortas e cerca de 20 feridas, incluindo uma criança de três anos. Equipes de emergência e policiais estão no local, tentando resgatar pessoas que ainda estão presas às ferragens.

A causa do acidente foi a quebra no cabo de segurança do bondinho. O descarrilhamento deixa uma série de dúvidas sobre a segurança e a manutenção da infraestrutura da atração, considerada monumento nacional desde fevereiro de 2002. O Elevador da Glória transporta anualmente mais de três milhões de passageiros.

*Com informações da Agência Reuters e reportagem de Iara Balduino.

2:03

Publicidade

Notícias relacionadas

Giro internacional: Venezuela reforça defesas, diante de ações dos EUA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que já decidiu o que fazer diante da escalada militar na Venezuela, mas não revelou qual medida pretende tomar. Nas últimas semanas, os Estados

15 de Novembro, 2025

EUA divulgam estratégia de segurança, que prioriza controle migratório

O governo dos Estados Unidos publicou, hoje, a nova estratégia de segurança nacional e de política externa. Entre os pontos principais estão o fim da migração em massa e a maior presença milita

05 de Dezembro, 2025

Giro internacional: cresce a tensão entre EUA e Venezuela

Crescem as tensões entre Estados Unidos e Venezuela. O governo Trump anunciou a operação militar "Lança do Sul", parte de uma ofensiva contra o que chama de "narcoterrorismo" na América Latina. A

14 de Novembro, 2025