29 de Agosto, 2025 23h08mInternacional por Rádio Agência Nacional

Venezuela pede a ONU que exija saída de navios dos EUA de sua costa

Venezuela: O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, enviou uma carta às Nações Unidas, pedindo ajuda no caso de uma possível invasão do país pelos Estados Unidos. O documento pede que a ONU exija de Washington a retirada dos navios norte-americanos da costa venezuelana. Nicolás Maduro também agradeceu ao presidente colombiano Gustavo Petro pelo envio de 25 mil soldados à região de Catatumbo, uma área estratégica ao longo da fronteira entre os dois países

Venezuela: O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, enviou uma carta às Nações Unidas, pedindo ajuda no caso de uma possível invasão do país pelos Estados Unidos.

O documento pede que a ONU exija de Washington a retirada dos navios norte-americanos da costa venezuelana.

Nicolás Maduro também agradeceu ao presidente colombiano Gustavo Petro pelo envio de 25 mil soldados à região de Catatumbo, uma área estratégica ao longo da fronteira entre os dois países.

Estados Unidos e Venezuela vivem uma escalada de tensões desde que Washington anunciou o envio de sete navios de guerra e um submarino de ataque rápido à costa venezuelana.

A mobilização é parte de uma campanha do governo Trump de envio de tropas à América Latina, com o argumento de combater cartéis de drogas.

Faixa de Gaza: O exército de Israel declarou, nesta sexta-feira, a cidade de Gaza como uma 'zona de combate perigosa' e anunciou o fim do corredor humanitário que permitia o trânsito de comboios da ONU e de ONGs que trabalham na região. Os militares também divulgaram que os restos mortais de dois reféns foram recuperados durante uma operação.

Publicidade

Dos 251 reféns capturados durante o ataque do Hamas, 47 ainda estão presos em Gaza, e acredita-se que cerca de 20 deles estejam vivos.

As informações vêm a público em meio à expectativa do início de uma grande ofensiva militar contra a cidade de Gaza, onde vivem mais de um milhão de pessoas.

*Com informações da agência Reuters

1:36

Publicidade

Notícias relacionadas

Brasil condena ataques de Israel e dos EUA a instalações no Irã

O governo brasileiro vê com grave preocupação a escalada militar no Oriente Médio e condena "com veemência" ataques militares de Israel e, mais recentemente, dos Estados Unidos, contra instalaçÃ

22 de Junho, 2025

Especialistas comparam plano de Israel a campo de concentração

O ministro da Defesa israelense, Israel Katz, revelou nesta semana um plano de estabelecer uma zona onde ficam as ruínas de Rafah, cidade no sul da Faixa de Gaza, para receber a população palestina

09 de Julho, 2025

Lula: ameaça de sanção dos EUA a Moraes é inadmissível

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva classificou como inadmissíveis as ameaças de sanção, por parte do governo dos Estados Unidos, contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre

03 de Junho, 2025