28 de Agosto, 2025 17h08mInternacional por Rádio Agência Nacional

Brasil e México fecham acordos sobre vacinas e regulação sanitária

O Brasil e México fecharam dois acordos na área da saúde: um para o desenvolvimento e produção de vacinas e terapias baseadas na tecnologia de RNA mensageiro, assinado pela Fiocruz, e outro de regulação sanitária, firmado entre a Anvisa e a Comissão Federal para Proteção Contra Riscos Sanitários do México

O Brasil e México fecharam dois acordos na área da saúde: um para o desenvolvimento e produção de vacinas e terapias baseadas na tecnologia de RNA mensageiro, assinado pela Fiocruz, e outro de regulação sanitária, firmado entre a Anvisa e a Comissão Federal para Proteção Contra Riscos Sanitários do México.

Os memorandos de entendimento foram assinados, nesta quinta-feira, entre autoridades mexicanas e o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, no segundo dia da missão brasileira na Cidade do México.

Para o governo brasileiro, as parcerias vão fortalecer a Nova Indústria Brasil e darão mais autonomia para as duas maiores democracias e economias da América Latina.

De acordo com o MDIC, o objetivo principal do acordo para produção de vacinas é estabelecer uma colaboração estreita para explorar conjuntamente a pesquisa, o desenvolvimento e a transferência de tecnologia para produtos derivados de RNA mensageiro.

Publicidade

Essas vacinas funcionam dando instruções ao sistema imunológico para combater agentes infecciosos de forma eficaz e segura. É o mesmo tipo de tecnologia que possibilitou a produção em tempo recorde de imunizantes durante a pandemia do coronavírus.

Há uma semana, o Brasil registrou a primeira patente de uma plataforma nacional para vacinas de RNA mensageiro. O projeto foi desenvolvido no laboratório de Biomanguinhos, na Fiocruz.

Já o acordo firmado na área de processos regulatórios abrange produtos essenciais, como medicamentos, dispositivos médicos, cosméticos, alimentos e bebidas, além de suas matérias-primas.

1:58

Publicidade

Notícias relacionadas

Brasil e México assinam acordos nas áreas do agronegócio e comércio

O Brasil e o México assinaram acordos em agronegócio, biocombustíveis, comércio e investimentos. As parcerias foram fechadas, nessa quarta-feira (27), primeiro dia da missão oficial brasileira no

28 de Agosto, 2025

Brasil e Nigéria firmam acordos bilaterais durante visita de Estado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que o Brasil quer ampliar o fluxo comercial com a Nigéria e afirmou que os dois países apostam no livre comércio, em um momento em que ressurgem “o p

25 de Agosto, 2025

Brasil e Equador firmam acordos de cooperação contra a fome e pobreza

O presidente Lula recebeu o presidente do Equador, Daniel Noboa, nesta segunda-feira, no Palácio do Planalto, em Brasília. Os dois países assinaram acordos de cooperação relativos à luta contra

18 de Agosto, 2025