25 de Agosto, 2025 16h08mInternacional por Rádio Agência Nacional

Brasil e Nigéria negociam ampliar as trocas comerciais e de tecnologia

Brasil e Nigéria articulam a ampliação do intercâmbio comercial e da troca de tecnologias. Foi o que destacou o presidente Lula ao receber o presidente nigeriano, Bola Tinubu, nesta segunda-feira (25), em Brasília. "A última vez que um chefe de estado nigeriano esteve em Brasília foi em 2009. Por anos, a Nigéria foi nosso maior parceiro comercial na África. Mas, na última década, o intercâmbio diminuiu drasticamente. De dez bilhões de dólares em 2014, passamos a dois bilhões de dólares

Brasil e Nigéria articulam a ampliação do intercâmbio comercial e da troca de tecnologias. Foi o que destacou o presidente Lula ao receber o presidente nigeriano, Bola Tinubu, nesta segunda-feira (25), em Brasília.

"A última vez que um chefe de estado nigeriano esteve em Brasília foi em 2009. Por anos, a Nigéria foi nosso maior parceiro comercial na África. Mas, na última década, o intercâmbio diminuiu drasticamente. De dez bilhões de dólares em 2014, passamos a dois bilhões de dólares. Duas das maiores economias da América do Sul e da África, devem ter um intercâmbio muito maior". 

Presidente Lula durante reunião com presidente da Nigéria, Bola Tinubu, por Ricardo Stuckert/PR

A visita de Estado foi marcada pela assinatura de acordos nas áreas cultural, de serviços aéreos, de ciências e tecnologia e de diálogo político.

O líder nigeriano cobrou do presidente Lula o fechamento de uma parceria com a Petrobras.

"Queremos ser um ativo promissor e com grandes possibilidades. Nós temos o maior repositório de gás. Então, eu não vejo porquê a Petrobrás não entre como parceira da Nigéria o mais rápido possível. E eu agradeço a promessa do presidente Lula que isso será feito assim que possível". 

Publicidade

Ainda na pauta econômica, o presidente Lula ressaltou também que os dois países reafirmaram sua aposta no livre comércio "em meio ao ressurgimento do protecionismo e do unilateralismo".

COP30

Outro destaque da fala de Lula foi sobre a expectativa pela participação de países africanos na COP30, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que acontece em novembro, em Belém, no Pará.

Lula convidou o presidente Tinubu a apoiar o Fundo Florestas Tropicais para Sempre, que o Brasil pretende lançar durante a COP30. A medida cria um modelo de financiamento climático para remunerar países detentores de florestas tropicais.

2:17

Publicidade

Notícias relacionadas

Brasil e Nigéria firmam acordos bilaterais durante visita de Estado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que o Brasil quer ampliar o fluxo comercial com a Nigéria e afirmou que os dois países apostam no livre comércio, em um momento em que ressurgem “o p

25 de Agosto, 2025

Brics: Lula destaca avanços na área de saúde e bem-estar

O presidente Lula afirmou que a renda, a escolaridade, o gênero, a raça e o local de nascimento determinam quem adoece e quem morre no Brasil e no mundo. A declaração foi feita na abertura da últ

07 de Julho, 2025

Brasil assume Mercosul com proposta de mais integração regional

Ampliação comercial, promoção da transição energética, desenvolvimento tecnológico, combate ao crime organizado e enfrentamento das desigualdades sociais

03 de Julho, 2025