07 de Agosto, 2025 17h08mInternacional por Rádio Agência Nacional

Lula e primeiro-ministro da Índia conversam sobre tarifaço dos EUA

Cerca de um mês depois de receber o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, no Brasil, o presidente Lula fez uma ligação telefônica para o líder indiano, nesta quinta-feira (7). De acordo com o Palácio do Planalto, a conversa durou cerca de uma hora e ambos conversaram sobre o tarifaço imposto pelo presidente dos Estados Unidos a alguns países, como é o caso do Brasil e da Índia. Segundo o governo brasileiro, entre os mais afetados pela medida, até o momento

Cerca de um mês depois de receber o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, no Brasil, o presidente Lula fez uma ligação telefônica para o líder indiano, nesta quinta-feira (7).  

De acordo com o Palácio do Planalto, a conversa durou cerca de uma hora e ambos conversaram sobre o tarifaço imposto pelo presidente dos Estados Unidos a alguns países, como é o caso do Brasil e da Índia. Segundo o governo brasileiro, entre os mais afetados pela medida, até o momento.  

Lula e Narendra Modi conversaram também sobre a ida do presidente brasileiro à Índia, prevista para o começo do ano que vem. Ambos concordaram com uma visita preparatória do vice-presidente Geraldo Alckmin, em outubro, para a reunião do Mecanismo de Monitoramento de Comércio. Segundo o Planalto, será debatida a “cooperação na área comercial, de defesa, energia, minerais críticos, saúde e inclusão digital”, entre Brasil e Índia.  

Publicidade

Na chamada telefônica, Lula e Modi concordaram em ampliar o acordo comercial entre a Índia e o Mercosul, bloco econômico composto por Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina. Em 2024, o comércio bilateral entre Brasil e Índia totalizou US$ 12 bilhões. Os dois países têm a meta de aumentar as trocas comerciais para mais de US$ 20 bilhões até 2030.  

1:25

Publicidade

Notícias relacionadas

Lula fala sobre os impactos da guerra dos EUA e Israel contra o Irã

Enquanto os governos federal e estaduais buscam alternativas para amenizar, no Brasil, os impactos da guerra que Estados Unidos e Israel travaram contra o Irã, o presidente Lula voltou a afirmar, nes

02 de Abril, 2026

Lula associa filhos de Bolsonaro a novo anúncio de tarifaço dos EUA

Após os Estados Unidos sugerirem aplicar tarifa de 25% sobre produtos brasileiros, o presidente Lula associou a decisão do governo de Donald Trump aos irmãos Bolsonaro. Lula começou falando sobre

02 de Junho, 2026

Lula cobra respeito e rejeita interferência dos EUA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cobrou respeito à soberania brasileira e criticou as manifestações de autoridades dos Estados Unidos, ao comentar a classificação de facções criminosas b

29 de Maio, 2026