02 de Agosto, 2025 15h08mInternacional por Agência Brasil

Entidade que financia imprensa pública nos EUA vai encerrar atividades

A Corporação para Radiodifusão Pública (CPB, na sigla em inglês), entidade que financia parte da mídia pública dos Estados Unidos há mais de cinco décadas, informou que vai encerrar suas atividades após cortes de recursos federais aprovados pelo Parlamento

A Corporação para Radiodifusão Pública (CPB, na sigla em inglês), entidade que financia parte da mídia pública dos Estados Unidos há mais de cinco décadas, informou que vai encerrar suas atividades após cortes de recursos federais aprovados pelo Parlamento norte-americano.

Em comunicado, a CPB destacou que, por quase 60 anos, cumpriu sua missão de construir e sustentar um sistema de mídia pública confiável que informa, educa e atende comunidades em todo o país.

Na nota, a presidente e CEO da corporação, Patricia Harrison, avalia que, “apesar dos esforços extraordinários de milhões de americanos que ligaram, escreveram e peticionaram ao Congresso para preservar o financiamento federal para o CPB, agora enfrentamos a difícil realidade de encerrar nossas operações”.

Ainda segundo o comunicado, a CPB já informou seus funcionários que a maioria dos cargos será extinta após o encerramento do ano fiscal, em 30 de setembro de 2025. Uma pequena equipe de transição deve permanecer até janeiro de 2026 para “garantir um encerramento responsável e organizado das operações”.

Publicidade

“A mídia pública tem sido uma das instituições mais confiáveis no cotidiano americano, proporcionando oportunidades educacionais, alertas de emergência, discurso civilizado e conexão cultural com todos os cantos do país”, destacou a CEO da corporação no comunicado.

Entenda

A CPB é uma organização privada sem fins lucrativos que teve sua criação autorizada pelo Congresso dos Estados Unidos em 1967. A entidade figura como gestora dos investimentos do governo federal em radiodifusão pública e apoia as operações de mais de 1,5 mil emissoras de rádio e televisão públicas, administradas e operadas localmente, em todo o país.

A corporação também responde como maior fonte de financiamento para pesquisa, tecnologia e desenvolvimento de programas para rádio, televisão e serviços online relacionados.

Publicidade

Notícias relacionadas

Secretário diz que produtos não cultivados nos EUA podem ficar isentos

O secretário de Comércio dos Estados Unidos, Howard Lutnick, afirmou na terça-feira (29), em uma entrevista à rede norte-americana CNBC, que alguns produtos não cultivados no país, como o café,

29 de Julho, 2025

Senadores que foram aos EUA fazem balanço da negociação sobre tarifaço

Os senadores brasileiros fizeram nesta quinta-feira (30) um balanço da viagem aos Estados Unidos para tentar reverter o tarifaço de Donald Trump. Nos últimos três dias, o grupo de oito senadores s

30 de Julho, 2025

EUA vão monitorar redes de brasileiros que pedirem visto de estudante

A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil divulgou um comunicado nesta quarta-feira (25) informando que procederá com a verificação dos perfis nas redes sociais de todos os solicitantes de vistos de

25 de Junho, 2025