10 de Julho, 2025 19h07mInternacional por Rádio Agência Nacional

Para especialistas, big techs influenciaram em tarifaço de Trump

As big techs dos Estados Unidos – gigantes que controlam as plataformas digitais – influenciaram na decisão do presidente americano Donald Trump de tarifar em mais de 50% todos os produtos brasileiros. Essa é a avaliação dos especialistas ouvidos pela Agência Brasil

As big techs dos Estados Unidos – gigantes que controlam as plataformas digitais – influenciaram na decisão do presidente americano Donald Trump de tarifar em mais de 50% todos os produtos brasileiros. Essa é a avaliação dos especialistas ouvidos pela Agência Brasil.

A professora de relações internacionais Camila Vidal, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), avalia que decisões recentes do Supremo Tribunal Federal e a criação de regras para atuação das redes sociais no Brasil levaram Trump a tomar essa decisão.

“Os Estados Unidos são uma economia cada vez mais centrada nos serviços e as big techs têm um papel essencial nesse setor. São as big techs que hoje mantêm a liderança econômica dos Estados Unidos. Portanto, existe um receio de efeito dominó a partir do exemplo que o Brasil pode dar para outros países, no sentido de limitar, de alguma maneira, a atuação dessas big techs.”

O professor do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Luiz Carlos Prado diz que Brasil e União Europeia discutem a regulação das redes sociais.

“Isso é um processo que está em andamento não apenas no Brasil, mas a União Europeia (UE) já estabeleceu vários mecanismos de regulação da atividade desse grupo de grandes empresas de tecnologia. Esse processo é inevitável e está em andamento no Brasil não apenas por razões econômicas, mas também por razões não econômicas”.

O professor de economia da Unicamp Pedro Rossi explica que a discussão no Brasil não é ainda de taxação das big techs, mas apenas de regulação e punição em casos específicos de violação de leis brasileiras.

Publicidade

“O que Trump pede é, no fundo, um absurdo do ponto de vista diplomático. É uma ingerência e um desrespeito à soberania do Brasil. O que a Justiça brasileira vai fazer por conta de uma ameaça econômica? Isso não tem cabimento do ponto de vista internacional”.

Analistas consideram que a decisão de Trump funciona como sanção econômica com objetivo de chantagem política.

*Com informações da Agência Brasil

2:34

Publicidade

Notícias relacionadas

Alckmin se reúne com big techs para discutir tarifaço de Trump

O presidente em exercício e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, reuniu-se nesta segunda-feira (21) com representantes de big techs para discutir o tarifa

21 de Julho, 2025

Big techs dos EUA influenciaram sanção de Trump contra o Brasil

A pressão das big techs dos Estados Unidos – as gigantes que controlam as plataformas digitais - contra a regulação do setor no Brasil influenciou a decisão do presidente Donald Trump de tarifar

10 de Julho, 2025

Senadores brasileiros estão nos EUA para reuniões sobre tarifaço

Uma missão oficial do Senado Federal está em Washington, capital dos Estados Unidos, para tratar do tarifaço de Donald Trump com congressistas norte-americanos. Pela manhã, o grupo teve um primeir

28 de Julho, 2025