10 de Julho, 2025 19h07mInternacional por Rádio Agência Nacional

Para especialistas, big techs influenciaram em tarifaço de Trump

As big techs dos Estados Unidos – gigantes que controlam as plataformas digitais – influenciaram na decisão do presidente americano Donald Trump de tarifar em mais de 50% todos os produtos brasileiros. Essa é a avaliação dos especialistas ouvidos pela Agência Brasil

As big techs dos Estados Unidos – gigantes que controlam as plataformas digitais – influenciaram na decisão do presidente americano Donald Trump de tarifar em mais de 50% todos os produtos brasileiros. Essa é a avaliação dos especialistas ouvidos pela Agência Brasil.

A professora de relações internacionais Camila Vidal, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), avalia que decisões recentes do Supremo Tribunal Federal e a criação de regras para atuação das redes sociais no Brasil levaram Trump a tomar essa decisão.

“Os Estados Unidos são uma economia cada vez mais centrada nos serviços e as big techs têm um papel essencial nesse setor. São as big techs que hoje mantêm a liderança econômica dos Estados Unidos. Portanto, existe um receio de efeito dominó a partir do exemplo que o Brasil pode dar para outros países, no sentido de limitar, de alguma maneira, a atuação dessas big techs.”

O professor do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Luiz Carlos Prado diz que Brasil e União Europeia discutem a regulação das redes sociais.

“Isso é um processo que está em andamento não apenas no Brasil, mas a União Europeia (UE) já estabeleceu vários mecanismos de regulação da atividade desse grupo de grandes empresas de tecnologia. Esse processo é inevitável e está em andamento no Brasil não apenas por razões econômicas, mas também por razões não econômicas”.

O professor de economia da Unicamp Pedro Rossi explica que a discussão no Brasil não é ainda de taxação das big techs, mas apenas de regulação e punição em casos específicos de violação de leis brasileiras.

Publicidade

“O que Trump pede é, no fundo, um absurdo do ponto de vista diplomático. É uma ingerência e um desrespeito à soberania do Brasil. O que a Justiça brasileira vai fazer por conta de uma ameaça econômica? Isso não tem cabimento do ponto de vista internacional”.

Analistas consideram que a decisão de Trump funciona como sanção econômica com objetivo de chantagem política.

*Com informações da Agência Brasil

2:34

Publicidade

Notícias relacionadas

Big techs dos EUA influenciaram sanção de Trump contra o Brasil

A pressão das big techs dos Estados Unidos – as gigantes que controlam as plataformas digitais - contra a regulação do setor no Brasil influenciou a decisão do presidente Donald Trump de tarifar

10 de Julho, 2025

Trump ameaça taxa extra para países que se alinhem ao Brics

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou taxas extras a produtos de países que se alinhem ao Brics, formado por 11 nações, entre elas Brasil, Rússia e China. Em publicação feita e

07 de Julho, 2025

Lula responde a Trump e diz que país não aceitará ser tutelado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva respondeu, nesta quarta-feira, por meio das redes sociais as acusações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, feitas em uma carta endereçada ao mand

09 de Julho, 2025