06 de Julho, 2025 16h07mInternacional por Rádio Agência Nacional

Putin defende uso de moedas locais em transações de países dos Brics

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, defendeu o aumento do uso de moedas locais no comércio entre os países do Brics. Ele participou por videoconferência da sessão plenária “Paz e Segurança & Reforma da Governança Global”, na Cúpula dos Brics, neste domingo. Segundo Putin, a participação do rublo, moeda russa, e das moedas dos outros membros do Brics chegou a 90% nas transações envolvendo a Rússia. Ele defendeu a criação de um sistema de liquidação e depósito para os países do grupo

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, defendeu o aumento do uso de moedas locais no comércio entre os países do Brics. Ele participou por videoconferência da sessão plenária “Paz e Segurança & Reforma da Governança Global”, na Cúpula dos Brics, neste domingo.

Segundo Putin, a participação do rublo, moeda russa, e das moedas dos outros membros do Brics chegou a 90% nas transações envolvendo a Rússia. Ele defendeu a criação de um sistema de liquidação e depósito para os países do grupo.

Valdimir Putin afirmou que o modelo de relações internacionais está se transformando para adotar um caráter multipolar. E que o centro da atividade empresarial está se deslocando para os mercados em desenvolvimento.

Para ele, nesse quadro, o Brics se consolidou como um dos principais centros da governança global.

Publicidade

Na fala, o presidente citou outra proposta russa, uma plataforma de investimentos para apoiar e atrair fundos dos países do Brics, mas também do Sul e Leste global.

Putin também pediu apoio para outras propostas russas, como a instalação de um centro de pesquisa climática e mercados de carbono.

Vale lembrar que Putin não veio ao Brasil porque há um mandado de prisão contra ele expedido pelo Tribunal Penal Internacional por crimes de guerra na Ucrânia. O mandatário russo nega as acusações.

1:14

Publicidade

Notícias relacionadas

Países do Brics lideram promoção de segurança e soberania alimentar

Os 11 países do Brics, Grupo de Articulação Político, Diplomática e de Cooperação das Nações do Sul Global, lideram a promoção de segurança e da soberania alimentar, nutrição e da agricu

07 de Julho, 2025

Em carta, Cúpula dos Brics condena ataques contra Irã e Palestina

A Carta da Cúpula dos Brics condena ataques contra o Irã e a Palestina e defende uma reforma em organismos internacionais por mais espaço para países do Sul global. O documento com o título “De

06 de Julho, 2025

Putin defende Brics como organização-chave com influência em expansão

Em vídeo enviado à 17ª Reunião de Cúpula do Brics, que é realizada neste domingo (6), no Rio de Janeiro, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, destacou que o bloco de países emergentes se to

06 de Julho, 2025