01 de Julho, 2025 13h07mInternacional por Rádio Agência Nacional

Interpol: aumenta o número de pessoas traficadas para aplicar golpes

As organizações criminosas internacionais que praticam tráfico de pessoas para obrigá-las a praticar golpes virtuais estão se expandindo mundialmente. O alerta foi feito nesta semana pela Organização Internacional de Polícia Criminal - Interpol. Apenas no mês de março, foram identificadas vítimas de 66 países, dos cinco continentes, que foram traficadas e obrigadas a aplicar golpes financeiros para arrecadar recursos para os criminosos

As organizações criminosas internacionais que praticam tráfico de pessoas para obrigá-las a praticar golpes virtuais estão se expandindo mundialmente. O alerta foi feito nesta semana pela Organização Internacional de Polícia Criminal - Interpol.

Apenas no mês de março, foram identificadas vítimas de 66 países, dos cinco continentes, que foram traficadas e obrigadas a aplicar golpes financeiros para arrecadar recursos para os criminosos.

O modo de operar é semelhante: centenas de milhares de vítimas são atraídas por anúncios de emprego falsos e acabam sujeitas à extorsão por meio de servidão por dívida, espancamentos, exploração sexual, tortura e estupro.

Nos últimos cinco anos, três em cada quatro vítimas foram levadas para centros no Sudeste Asiático. Mas a Interpol registrou um aumento desses crimes em outras regiões, incluindo o Oriente Médio, a África Ocidental e a América Central. Em relação ao perfil dos facilitadores do tráfico de pessoas, aproximadamente 90% eram de países asiáticos e 10% da América do Sul ou da África.

Publicidade

Em uma única operação, no ano passado, a Interpol deteve mais de 2,5 mil pessoas e resgatou mais de 3 mil vítimas em uma ação coordenada globalmente. Nas Filipinas, por exemplo, a polícia invadiu um armazém e deteve mais de 250 pessoas envolvidas nesses crimes em escala industrial. Também em 2024, na Namíbia, foram encontrados 88 jovens forçados a aplicar golpes.

Brasileiros também têm sido vítimas. Há menos de um mês, uma pernambucana retornou ao país após ser resgatada de um hotel em Myanmar, no sul da Ásia. E, em fevereiro, outros dois brasileiros conseguiram fugir depois de serem obrigados a aplicar golpes financeiros, também em Myanmar.

1:47

Publicidade

Notícias relacionadas

Brasil e Reino Unido ampliam parceria no combate ao tráfico de pessoas

Os governos do Brasil e do Reino Unido anunciaram, nesta quarta-feira (12), uma parceria no enfrentamento ao tráfico de pessoas

12 de Novembro, 2025

Sobe para cinco o número de mortes causadas por metanol em SP

O governo paulista confirmou no final da tarde desta quarta-feira (8) a quinta morte causada por intoxicação por metanol no estado

08 de Outubro, 2025

Operação que garante gás de cozinha para o Norte completa 30 anos

Responsável pelo abastecimento de combustível, em especial de gás liquefeito de petróleo (GLP) durante o período de seca nos rios da Amazônia, a operação Codajás completou este mês de dezemb

06 de Dezembro, 2025