07 de Dezembro, 2025 11h12mCultura por Rádio Agência Nacional

Projetos levam arte e cultura ao Instituto Dragão do Mar, em Fortaleza

Instituto Dragão do Mar e Ministério da Cultura desenvolvem a campanha Cultura nas Trincheiras da Alegria. O investimento é de R$ 4 milhões da Petrobras via Lei Rouanet. A iniciativa é realizada em parceria com a Secretaria da Cultura do Ceará

Instituto Dragão do Mar e Ministério da Cultura desenvolvem a campanha Cultura nas Trincheiras da Alegria. O investimento é de R$ 4 milhões da Petrobras via Lei Rouanet. A iniciativa é realizada em parceria com a Secretaria da Cultura do Ceará. A diretora presidente do Instituto Dragão do Mar, Raquel Gadelha, fala sobre a campanha:

"Ela fala muito desse fim de ano, de resistência, estar a cultura nas trincheiras, mas também a trincheira da alegria, porque a gente se sente vitorioso e a gente chega nesse final de ano com muitos motivos para celebrar. Essa campanha reúne diversas programações, diversos equipamentos, promove a nossa cultura como força mobilizadora, simbólica, democrática", diz.

Integram a ação quatro projetos: um deles é a Exposição Bloco do Prazer, que pode ser visitada até maio de 2026 no Museu de Arte Contemporânea do Ceará. A diretora presidente, Raquel Gadelha, comenta que a mostra: 

"Ela já aconteceu no Rio de Janeiro. A exposição faz uma homenagem ao cearense Fausto Nilo, inspirada em uma letra de música dele. E é uma grande exposição sobre as festas brasileiras, sobre o Carnaval, mas aqui também no Ceará, sobre Maracatu e nossas outras expressões. Então, são mais de 200 obras de artistas do Brasil e do Ceará", afirma.

Publicidade

Outro projeto é o "Faz a Cena: Trilhas e Conexões", com formações gratuitas. Raquel Gadelha enfatiza o objetivo:

"Capacitar pessoas para o exercício da arte e da cultura, para as novas vocações produtivas nas áreas técnicas, de tecnologia e de acessibilidade no campo das artes e da cultura. Serão oficinas oferecidas de sons, materiais, imagens em cena, tecnologias do sensível em cena e inovação para as artes", completa.

Também há o projeto "Sericênica", com espetáculos no Teatro José de Alencar e no Cine Teatro São Luiz. Outro destaque é o seminário "Redes de Criação", com encontros em março de 2026 para fortalecer redes de produção artística e políticas culturais.

2:24

Publicidade

Notícias relacionadas

Dragão Nazárea: arte de rua como ocupação territorial anima Fortaleza

Para fortalecer o protagonismo das periferias na política cultural do estado do Ceará, o Núcleo de Articulação Territorial, realiza neste sábado (13) a primeira edição do Programa Dragão Naz

12 de Dezembro, 2025

Atrações do ciclo carnavalesco de Fortaleza são anunciadas

As atrações do ciclo carnavalesco de Fortaleza foram anunciadas. Serão quatro semanas de programação gratuita em um formato descentralizado. As apresentações alcançarão diversas regiões da c

14 de Janeiro, 2026

Bareiro marca, Fortaleza vence Bragantino e respira no Brasileirão

O Fortaleza está mais vivo do que nunca na briga para não ser rebaixado no Campeonato Brasileiro

26 de Novembro, 2025