12 de Junho, 2025 19h06mInternacional por Rádio Agência Nacional

Índia investiga causas de acidente aéreo que deixou mais de 240 mortos

Baixar Tocar O departamento de investigação de acidentes aéreos da Índia tenta descobrir o motivo da queda do Boeing 787 da Air India. A aeronave caiu nesta quinta-feira (12), momentos após decolar com destino a Londres, na Inglaterra. Mais de 240 pessoas morreram, entre passageiros, tripulantes e gente que estava em solo. Um passageiro sobreviveu

O departamento de investigação de acidentes aéreos da Índia tenta descobrir o motivo da queda do Boeing 787 da Air India. A aeronave caiu nesta quinta-feira (12), momentos após decolar com destino a Londres, na Inglaterra. Mais de 240 pessoas morreram, entre passageiros, tripulantes e gente que estava em solo. Um passageiro sobreviveu.

Imagens das câmeras de segurança da pista do Aeroporto Internacional de Ahmedabad, na Índia, captaram o momento em que o avião decolou, perdeu altitude e caiu menos de um minuto depois. O piloto emitiu um chamado de emergência mayday logo após a decolagem. 

O Boeing 787-8 Dreamliner atingiu um prédio durante a hora do almoço, onde funcionava o alojamento de uma faculdade de medicina. Logo após a queda, foi possível ver uma enorme coluna de fumaça no local, enquanto uma multidão tentava ajudar. Ao todo, 230 passageiros e 12 tripulantes estavam a bordo da aeronave. Segundo a Air India, 169 eram cidadãos indianos, 53 britânicos, sete portugueses e um canadense. O voo tinha como destino o aeroporto de Gatwick, no sul de Londres.

Passageiro sobreviveu à tragédia

O ministro do interior da Índia, Amit Shah, visitou Vishwash Ramesh no hospital, único passageiro sobrevivente da tragédia. O homem, que nasceu na Índia e mora na Inglaterra, estava no assento 11A e conseguiu pular da aeronave. Ramesh contou que ouviu um barulho alto logo após a decolagem. 

As vítimas foram levadas para um hospital da região. Lá, familiares passaram o dia em busca de informações sobre os passageiros e de quem estava no prédio atingido. Muitas famílias se reuniram em um auditório à espera de notícias. 

Publicidade

Segundo o CEO da Air India, Campbell Wilson, as investigações sobre as causas do acidente levarão tempo. A companhia aérea enviou uma equipe para ajudar no local da queda e criou uma linha de apoio para amigos e familiares das vítimas.

As chaves para a investigação serão as caixas-pretas do avião, com as gravações de dados e de voz do voo. Esses dispositivos são importantes porque fornecem informações essenciais às autoridades sobre o que aconteceu e como a tripulação reagiu, o que é fundamental para entender a causa do acidente.

*Com informações da Agência Reuters

© Reuters/CENTRAL INDUSTRIAL SECURITY FORCE/Proibida reprodução Internacional Aeronave caiu nesta quinta-feira (12), momentos após a decolagem Brasília 12/06/2025 - 19:22 Roberta Lopes / Rafael Guimarães Patrícia Maia – TV Brasil* acidente aéreo Índia quinta-feira, 12 Junho, 2025 - 19:22 2:38

Publicidade

Notícias relacionadas

Anac investiga acidente de balão em Santa Catarina com oito mortos

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) afirmou neste sábado (21) que está adotando as providências necessárias para averiguar a situação do balão que pegou fogo e caiu em Praia Grande (S

21 de Junho, 2025

Câncer de intestino que vitimou Preta Gil é o 3º mais comum no país

Casos de câncer no intestino, como o que vitimou a cantora e empresária Preta Gil, geralmente só manifestam sintomas em estágio avançado, o que dificulta o tratamento e diminui as chances de cura

21 de Julho, 2025

Cidades e BNDES preveem mais do que dobrar redes de transporte público

Levantamento sobre mobilidade urbana em 21 regiões metropolitanas avalia que o Brasil pode ampliar em 2,5 mil quilômetros as redes de transporte público coletivo nos próximos 30 anos (até 2054)

15 de Julho, 2025