03 de Abril, 2025 21h04mInternacional por Rádio Agência Nacional

Orbán anuncia saída da Hungria do Tribunal Penal Internacional

Baixar Tocar O primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, anunciou a saída do país do Tribunal Penal Internacional. Ele falou durante uma visita do premiê israelense, Benjamin Netanyahu, à capital húngara, Budapeste. Viktor Orbán disse que nos últimos anos o tribunal deixou de ser neutro e se tornou uma corte política. Netanyahu agradeceu a decisão de Orbán e chamou o Tribunal Penal Internacional de “organização corrupta”

O primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, anunciou a saída do país do Tribunal Penal Internacional. Ele falou durante uma visita do premiê israelense, Benjamin Netanyahu, à capital húngara, Budapeste. Viktor Orbán disse que nos últimos anos o tribunal deixou de ser neutro e se tornou uma corte política. Netanyahu agradeceu a decisão de Orbán e chamou o Tribunal Penal Internacional de “organização corrupta”. O TPI emitiu ordens de prisão contra Netanyahu e o ex-ministro da Defesa de seu governo, Yoav Gallant, por crimes que incluem assassinatos, perseguições e uso da fome como arma de guerra.

Faixa de Gaza

Centenas de pessoas, incluindo crianças, se amontoavam em busca de comida nesta quinta-feira (3) em frente a uma cozinha comunitária na cidade de Beit Lahiya, na Faixa de Gaza. Segundo as Nações Unidas, milhares de palestinos correm risco de fome severa e desnutrição. Desde a volta dos bombardeios israelenses, há três semanas, organizações de ajuda humanitária foram impedidas de entrar com alimentos no território.

Peru

Publicidade

Deslizamentos de terra na província de Chanchamayo, no Peru, causaram a morte de três pessoas. As vítimas eram trabalhadores que faziam a manutenção de uma estrada. Eles caíram de uma altura de 150 metros. As fortes chuvas dos últimos dias também atingiram a província de Puno, onde ruas e escolas ficaram inundadas.

*Com informações da Agência Reuters e colaboração de Iara Balduíno

© ONU/TPI Internacional Milhares de palestinos correm risco de fome e desnutrição, diz ONU Brasília 03/04/2025 - 21:04 Rádio Nacional / Rafael Guimarães Rafael Gasparotto - Editor da Rádio Nacional Hungria Israel Tribunal Penal Internacional Benjamin Netanyahu Viktor Orbán Faixa de Gaza Peru quinta-feira, 3 Abril, 2025 - 21:04 1:33

Publicidade

Notícias relacionadas

Trump impõe sanções ao Tribunal Penal Internacional

O presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, autorizou sanções econômicas e de viagem contra pessoas que trabalham em investigações do Tribunal Penal Internacional (TPI) sobre cidadãos n

07 de Fevereiro, 2025

Trump anuncia tarifa contra países que comprarem petróleo da Venezuela

Os países que comprarem petróleo ou gás da Venezuela devem ser taxados em 25% em cima de qualquer produto que venha a comercializar com os Estados Unidos (EUA)

24 de Março, 2025

EUA declara embaixador da África do Sul persona non grata

O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, declarou nessa sexta-feira (14) que Ebrahim Rasool, embaixador da África do Sul nos país, é persona non grata, chamando o enviado de "político que faz

15 de Março, 2025