20 de Maio, 2025 14h05mGeral por Rádio Agência Nacional

TCU fixa prazo para realocação de famílias que vivem próximas a BR-381

Baixar Tocar Cerca de 900 famílias que vivem às margens da BR-381 entre Belo Horizonte e o distrito de Ravena, em Sabará, na região metropolitana, devem ser retiradas e transferidas para outros imóveis para o início das obras de duplicação do trecho. O Tribunal de Contas da União estabeleceu o prazo de até 30 de setembro deste ano para que a prefeitura de Belo Horizonte e o DNIT definam e apresentem um projeto de como as 900 famílias serão realocadas

Cerca de 900 famílias que vivem às margens da BR-381 entre Belo Horizonte e o distrito de Ravena, em Sabará, na região metropolitana, devem ser retiradas e transferidas para outros imóveis para o início das obras de duplicação do trecho.

O Tribunal de Contas da União estabeleceu o prazo de até 30 de setembro deste ano para que a prefeitura de Belo Horizonte e o DNIT definam e apresentem um projeto de como as 900 famílias serão realocadas.

A questão vem sendo discutida no tribunal desde 2012, quando a prefeitura da capital e o DNIT assinaram um acordo para o reassentamento dos moradores. O contrato prevê o repasse de R$ 5,3 milhões da União para a compra de terrenos, onde seriam construídas 630 moradias.

Em 2013, a prefeitura adquiriu 47 lotes junto à Caixa Econômica Federal por cerca de R$ 5 milhões. Porém, em 2017, houve uma alteração no modelo de reassentamento e as moradias nunca foram construídas. Além disso, os 47 lotes comprados pelo município foram ocupados irregularmente por outras pessoas. Em 2022, a prefeitura de BH não conseguiu apresentar uma comprovação de que os recursos foram utilizados de forma regular e o DNIT instalou uma ação para receber os valores de volta.

Publicidade

O objetivo do tribunal é que todos os órgãos envolvidos cheguem a um acordo que possibilite a remoção das famílias, garantindo que todas têm uma nova moradia. Uma ação civil pública do Ministério Público Federal está em tramitação na Justiça Federal de Minas para garantir a desapropriação e indenização das famílias que vivem às margens da BR-381. O processo aguarda a realização de um cadastro de todas as famílias que vivem no local e que se enquadrem no programa de reassentamento.

As obras de recuperação e duplicação do trecho da BR-381 serão realizadas pelo próprio DNIT após a remoção dos moradores e ainda não tem data para começar.

© Valter Campanato/Agência Brasil Geral Belo Horizonte 20/05/2025 - 14:34 Rádio Inconfidência / Edgard Matsuki Leandro Siqueira - Repórter da Rádio Inconfidência BR-381 TCU terça-feira, 20 Maio, 2025 - 14:34 1:52

Publicidade

Notícias relacionadas

Ebserh abre prazo para instituições aderirem a exame de residência

Começa nesta segunda-feira (28) o período para adesão de instituições à 6ª edição do Exame Nacional de Residência (Enare)

28 de Abril, 2025

CNU 2025: prazo para pagar taxa de inscrição termina nesta segunda

A taxa única de inscrição da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2) deve ser paga pelos candidatos não isentos até as 23h59 minutos no (horário de Brasília) desta seg

21 de Julho, 2025

Lei que cria CNH gratuita para população de baixa renda é sancionada

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, nesta sexta-feira (27), um projeto de lei que permite que recursos arrecadados com multas de trânsito possam ser aplicados para custear a habilitaç

27 de Junho, 2025