07 de Maio, 2025 18h05mGeral por Rádio Agência Nacional

CNJ: pedidos de indenização por assédio moral no trabalho aumentaram

Baixar Tocar Quase 460 mil novas ações envolvendo pedidos de indenização por dano moral foram abertas por assédio moral no trabalho. O balanço da Justiça do Trabalho alcança todas as suas instâncias, entre 2020 e 2024. Os dados foram divulgados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Chama a atenção o aumento de 28% no número de ações entre 2023 e o ano passado, passando de pouco mais de 91 mil processos para quase 117 mil

Quase 460 mil novas ações envolvendo pedidos de indenização por dano moral foram abertas por assédio moral no trabalho. O balanço da Justiça do Trabalho alcança todas as suas instâncias, entre 2020 e 2024. Os dados foram divulgados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). 

Chama a atenção o aumento de 28% no número de ações entre 2023 e o ano passado, passando de pouco mais de 91 mil  processos para quase 117 mil.  

Segundo o CNJ, o assédio moral é caracterizado por comportamentos e práticas que possam causar dano físico, psicológico, sexual ou financeiro a alguém.  

Exemplos de possíveis atitudes assediadoras no ambiente de trabalho, incluem punições vexatórias ao trabalhador, não levar em conta problemas de saúde, além da imposição de condições e regras personalizadas, diferentes das que são cobradas de outros profissionais. 

Juliana Borges, advogada trabalhista, explica como as denúncias podem ser feitas.

“Quando identificada a existência de assédio ou discriminação se faz imprescindível a realização de algumas etapas para a formalização da denúncia e a proteção da vítima. O primeiro passo que se sugere é verificar as políticas da empresa. Verificar se tem recursos disponíveis para a realização da denúncia, como por exemplo um canal de ouvidoria, ou envio de e-mail." 

A advogada acrescenta ainda outros meios que podem ser utilizados para ajudar a resolver a situação.

Publicidade

“Também pode conversar com o superior ou com a área de recursos humanos. Com pessoas com quem ela se sinta à vontade para expor o que está acontecendo. Caso ela não se sinta confortável em denunciar diretamente para a empresa, ela pode procurar apoio externo, por meio do sindicato ou de algum advogado trabalhista."

De acordo com o Ministério da Previdência Social, em 2014, quase 213 mil pessoas foram afastadas do trabalho no Brasil em razão de quadros depressivos, transtornos de ansiedade, reações a estresse grave e outras questões relacionadas à saúde mental. 

Dez anos depois, esse número mais que duplicou, passando para mais de 440 mil de afastamentos por transtornos mentais e comportamentais, um recorde da série histórica. 

Para conscientizar sobre as práticas de assédio o Tribunal Superior do Trabalho e o Conselho Superior da Justiça do Trabalho criaram cartilhas a respeito, como o Guia Prático para um Ambiente de Trabalho + Positivo. 

© Marcelo Camargo/Agência Brasil Geral Quase 460 mil novas ações foram abertas entre 2022 e 2024 Rio de Janeiro 07/05/2025 - 18:54 Fabiana Sampaio / Paulliny Fernandes Carolina Pessoa, da Rádio Nacional Assédio Moral CNJ quarta-feira, 7 Maio, 2025 - 18:54 2:26

Publicidade

Notícias relacionadas

Mortes de gansos e patos em zoológico no RS foram por gripe aviária

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmou que as mortes de 38 cisnes e patos do Parque Zoológico de Sapucaia do Sul (RS) foram causadas pela Influenza Aviária de Alta Patogenicidade

18 de Maio, 2025

MP do Rio pede condenação de acusados por tragédia no Flamengo

Baixar Tocar Seis anos depois do incêndio no Ninho do Urubu, o Centro de Treinamento do Clube de Regatas do Flamengo, que matou 10 adolescentes e feriu três menores, o Ministério Público do Estado

13 de Maio, 2025

Medidas de saúde mental no trabalho começam de forma educativa em maio

O Ministério do Trabalho e do Emprego (MTE) decidiu iniciar a partir de 26 de maio, em caráter educativo, uma norma com diretrizes sobre saúde mental no ambiente de trabalho. A Norma Regulamentador

25 de Abril, 2025