30 de Abril, 2025 19h04mGeral por Rádio Agência Nacional

Plataformas têm 48h para remover anúncios de cigarros eletrônicos

Baixar Tocar A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, deu 48 horas para as plataformas digitais Youtube, Instagram, TikTok, Enjoei e Mercado Livre removerem anúncios de cigarros eletrônicos. Os sites foram notificados nessa terça-feira (30) pela Senacon para excluírem, de forma imediata, conteúdos que promovam ou comercializem cigarros eletrônicos e outros produtos derivados de tabaco cuja venda é proibida no Brasil. Ao todo, 1

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, deu 48 horas para as plataformas digitais Youtube, Instagram, TikTok, Enjoei e Mercado Livre removerem anúncios de cigarros eletrônicos.

Os sites foram notificados nessa terça-feira (30) pela Senacon para excluírem, de forma imediata, conteúdos que promovam ou comercializem cigarros eletrônicos e outros produtos derivados de tabaco cuja venda é proibida no Brasil.

Ao todo, 1.822 páginas ou anúncios ilegais foram identificados por levantamento validado pelo Conselho Nacional de Combate à Pirataria e Delitos contra a Propriedade Intelectual, colegiado vinculado à Senacon.

O Instagram lidera o ranking com 1.637 anúncios, quase 90% do total, seguido pelo Youtube, com 123 anúncios ilegais, e pelo Mercado Livre, com 44. O TikTok e o Enjoei também foram notificados, embora com menor volume de ocorrências.

Andrey Corrêa, Secretário-Executivo do Conselho Nacional de Combate à Pirataria, explica como o colegiado recebe denúncias de produtos fruto de contrabando, como é o caso dos cigarros eletrônicos, e por que a propaganda desses dispositivos em meio digital também é um ato ilícito.

De acordo com o levantamento, as contas dos vendedores e influenciadores irregulares, juntas, somam quase 1 milhão e meio de inscritos, que são alcançados pelas propagandas ilegais.

Publicidade

Em abril de 2024, a Anvisa atualizou resolução e manteve proibida a fabricação, a importação, a comercialização, a distribuição, o armazenamento, o transporte e a propaganda de dispositivos eletrônicos para fumar, popularmente conhecidos como cigarro eletrônico.

Os cigarros eletrônicos representam sérios riscos à saúde pública por serem irregulares, sem controle toxicológico e de origem desconhecida, ressalta Andrey Corrêa.

Em resposta ao pedido de posicionamento, a assessoria do Google, que engloba o Youtube, informou que não vai comentar a notificação. As demais citadas não responderam até o fechamento desta reportagem.

© haiberliu/Pixabay Geral Sites foram notificados nessa terça-feira (30) pela Senacon Brasília 30/04/2025 - 19:07 Roberta Lopes / Radioagência Daniella Longuinho, da Rádio Nacional cigarro eletrônico quarta-feira, 30 Abril, 2025 - 19:07 3:27

Publicidade

Notícias relacionadas

Plataformas devem remover propagandas de cigarros eletrônicos

As plataformas digitais YouTube, Instagram, TikTok, Enjoei e Mercado Livre foram notificadas pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça e Segurança Pública para que

30 de Abril, 2025

Hospitais têm programação especial de Páscoa para crianças internadas

Passar datas comemorativas no hospital não é fácil, especialmente para as crianças que, certamente, preferem estar em casa, recebendo a visita do coelhinho no domingo de Páscoa

20 de Abril, 2025

Servidores públicos têm até o dia 30 de abril para validar cadastro

Os servidores públicos ativos, aposentados e pensionistas devem obrigatoriamente fazer a validação cadastral anual até 30 de abril para garantirem o acesso a serviços e benefícios

01 de Abril, 2025