
Previsões sobre o déficit, o excesso e o armazenamento de água no solo em nível nacional são alguns dos mapas oferecidos na nova plataforma do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A ideia é que essas informações auxiliem no planejamento agropecuário dos grandes e pequenos produtores rurais de todo o Brasil.
A partir desses dados, os produtores rurais, técnicos agropecuários e até mesmo quem lida com agricultura familiar, por exemplo, poderão identificar com antecedência regiões com baixa ou alta disponibilidade hídrica para o desenvolvimento de plantações temporárias e permanentes.
As estimativas da capacidade de armazenamento de água no solo nas áreas monitoradas serão geradas mensalmente a partir de dados previstos de chuva e temperatura do ar, extraídos pelo modelo de previsão climática do Inmet.
O Balanço Hídrico Mensal vai trabalhar com três variáveis: o suprimento natural de água, que é a chuva; a evapotranspiração potencial, que é a evaporação da água do solo, rios, lagos e outras superfícies, como a transpiração das plantas; e capacidade de água disponível no solo.
Com base nesses tópicos, são calculados os indicadores principais e produzidos os mapas digitais que vão indicar deficiência e excedente hídricos e armazenamento de água no solo.
Atualmente, já estão disponíveis as estimativas no site do Inmet para os meses de abril, maio e junho deste ano.
Para acessar os novos dados é só entrar no portal do Inmet e buscar o arquivo nomeado Boletim Agroclimatológico Mensal.
© CNA/ Wenderson Araujo/Trilux Geral São Luís 29/04/2025 - 11:44 Sâmia Mendes/ Sumaia Villela Madson Euler - repórter da Rádio Nacional setor agrícola recursos hídricos terça-feira, 29 Abril, 2025 - 11:44 1:48