
Importante para a qualidade de vida, segurança pública, mobilidade, trânsito de pessoas e veículos, assim como no estímulo a atividades econômicas, a iluminação pública está presente na vida de mais de 90% dos brasileiros. É o que aponta a Pesquisa Características Urbanísticas do Entorno dos Domicílios, que fez parte do Censo Demográfico 2022, divulgada nesta quinta-feira (17/4) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O Amapá, na região Norte, foi o único estado que ficou abaixo desse percentual, como explica o pesquisador do IBGE, Maikon Novaes.
“O maior deles foi registrado o estado do Goiás, com 99%. O estado do Amapá foi o único estado com índice inferior a 90%. Havia apenas 51 municípios com menos de 80%, entre eles Itaubal, no Amapá, com menos de 50%, Benjamim Constant, Uiramatã, em Roraima, e Diamante do Sul, o único na região Sul, Paraná, com 60,6%.”
A pesquisa também revelou as condições de infraestrutura urbana, levando em conta o recorte cor ou raça dos moradores da região.
A população que se considera amarela possui melhor infraestrutura em quase todos os quesitos, como pavimentação, iluminação pública, pontos de ônibus, sinalização para bicicleta, presença de calçada ou passeio, rampa para cadeirantes e arborização.
A população branca apresenta a segunda melhor posição em quase todos os elementos pesquisados.
Por outro lado, a parcela preta dos brasileiros apresenta percentuais mais baixos em quesitos como iluminação pública, via sinalizada para bicicleta, presença de calçada ou passeio, rampa para cadeirantes e arborização.
Já população indígena, residente em áreas com características urbanas, apresenta os piores percentuais para a presença de todos os quesitos sobre infraestrutura, pesquisados pelo IBGE.
© Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil Geral População preta é a que menos conta com esse serviço público. Rio de Janeiro 17/04/2025 - 10:44 Vitoria Elizabeth / Rilton Pimentel Solimar Luz – Repórter da Rádio Nacional Iluminação Pública Censo 2022 IBGE Domicílios quinta-feira, 17 Abril, 2025 - 10:44 2:39