15 de Outubro, 2025 07h10mCultura por Rádio Agência Nacional

Encontro celebra protagonismo indígena nas artes e na literatura

Celebrar o protagonismo indígena na literatura e nas artes. Essa é a proposta do “Encontro de escritores e artistas indígenas", que vai até domingo, no Rio de Janeiro, com entrada gratuita. O evento conta com a realização do Ministério da Cultura e o apoio do Ministério dos Povos Indígenas. A iniciativa é idealizada pelo escritor e educador Daniel Munduruku. Ele avalia que a cultura indígena sempre encontrou uma forma de se fazer presente, mas que nos últimos 20 anos, essa presença deu um salto

Celebrar o protagonismo indígena na literatura e nas artes. Essa é a proposta do “Encontro de escritores e artistas indígenas", que vai até domingo, no Rio de Janeiro, com entrada gratuita. 

O evento conta com a realização do Ministério da Cultura e o apoio do Ministério dos Povos Indígenas. A iniciativa é idealizada pelo escritor e educador Daniel Munduruku. Ele avalia que a cultura indígena sempre encontrou uma forma de se fazer presente, mas que nos últimos 20 anos,  essa presença deu um salto.

Eu acho que a cultura indígena se apresentou desde sempre, mas acho que, nos últimos 20 anos, ela teve a possibilidade de se expressar de uma maneira muito libertadora. Porque a sociedade se abriu um pouco mais para enxergar a riqueza dessa diversidade, e porque as populações indígenas também aprenderam a usar os instrumentos do colonizador para fazerem seus gritos e vozes serem ouvidos.

A programação inclui mesas de conversas, lançamentos de livros, roda de poesia, apresentações musicais, oficinas de ilustração e atividades para crianças. Tudo de graça e aberto ao público.

Publicidade

A edição deste ano acontece na Casa de Rui Barbosa e no Museu de Arte do Rio e inclui atividades educativas voltadas para a formação de professores. 

Mais de 30 escritores e artistas indígenas participam. Entre os destaques estão as lideranças indígenas Marcos Terena, Catarina Tupi Guarani e Darlene Taukane.

No último dia do encontro, no domingo, sera realizada a etapa cultural na Fundação Casa de Rui Barbosa, com apresentações musicais, oficinas de ilustração, atividades para crianças, contação de histórias, roda de poesia e feira de artesanato e de livros indígenas. Um dia cultural para toda a família.

2:17

Publicidade

Notícias relacionadas

Festival Criola na Área celebra cultura e identidade preta em São Luís

Neste mês da Consciência Negra, São Luís, no Maranhão, abre, a partir desta quarta-feira, o “Festival Criola na Área”. O evento gratuito acontece no Quilombo Urbano da Liberdade, considerado

12 de Novembro, 2025

Lula visita aldeia indígena e promete energia para 4,3 mil famílias

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou neste domingo (2) a Aldeia Vista Alegre de Capixauã, na Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns, na Região de Santarém, no Pará

02 de Novembro, 2025

Presença indígena terá maior participação na COP30

A presença indígena tem crescido nas conferências do clima. Em 2022, durante a COP 27, no Egito, foi inaugurado o primeiro pavilhão exclusivo para povos originários. No ano seguinte, em Dubai, es

20 de Outubro, 2025