30 de Junho, 2025 12h06mCultura por Rádio Agência Nacional

Recife ganha novo espaço cultural em Boa Viagem

Recife ganhou nesse domingo (29), um novo espaço cultural que irá abrigar iniciativas sociais, de artes, cultura e gastronomia. O Centro Cultural e de Desenvolvimento Humano do Instituto Marcos Hacker de Melo, fica no bairro de Boa Viagem. O novo espaço terá curadoria fixa de toda a programação do Museu da Imagem e do Som de São Paulo. Na inauguração, o público já pode conferir duas atrações temporárias

Recife ganhou nesse domingo (29), um novo espaço cultural que irá abrigar iniciativas sociais, de artes, cultura e gastronomia.

O Centro Cultural e de Desenvolvimento Humano do Instituto Marcos Hacker de Melo, fica no bairro de Boa Viagem. O novo espaço terá curadoria fixa de toda a programação do Museu da Imagem e do Som de São Paulo.

Na inauguração, o público já pode conferir duas atrações temporárias. Uma instalação imersiva inédita em homenagem a John Lennon e uma exposição da fotógrafa baiana Thereza Eugênia.

A instalação audiovisual “John Lennon, 85 anos”  mostra a trajetória do artista, incluindo projeções de mais de oito metros de altura, trilha sonora envolvente e imagens em movimento, garantindo ao visitante uma experiência sensorial imersiva. Já o trabalho “Encontros” de Thereza Eugênia reúne fotografias que registram momentos íntimos, do cotidiano, dos bastidores de shows de grandes nomes da MPB como os “Doces Bárbaros”, Caetano, Gil, Gal e Bethânia; os cantores e compositores Chico Buarque, Belchior e Gonzaguinha, entre outros. São fotografias que percorrem a vida dos artistas nas entre a décadas de 60 e 80.

Publicidade

Uma terceira sala está com uma exposição permanente com 34 máquinas musicais raras do século XIX.O prédio conta ainda com teatro, auditório, restaurante, café, rooftop e salas de exposições temporárias.

As receitas de todas as ações, ingressos e demais serviços que funcionem dentro das dependências do Centro Cultural terão percentual revertido para o Programa Ressignificar. Voltado ao fortalecimento da educação nas cidades onde o Instituto atua em escolas públicas da Zona da Mata Sul, o programa atende a mais de quatro mil crianças e adolescentes pernambucanos. 

No site institutomhm.org é possível conhecer mais sobre os projetos e também conferir as prestações de contas anuais.

2:14

Publicidade

Notícias relacionadas

Carnaval no Recife terá mais de 3 mil atrações em 50 polos da cidade

Com o tema "Carnaval do Futuro", os cortejos de agremiações da cultura popular e blocos de toda a região metropolitana do Recife farão, neste ano, cerca de 3 milapresentações. Serão 50 polos es

27 de Janeiro, 2026

Governo federal vai investir R$ 4 bilhões em trens no Recife

O governo federal vai disponibilizar R$ 4 bilhões em cinco anos para obras e também aquisição de 18 novos trens e quatro novos veículos leves sobre trilhos (VLTs)

16 de Dezembro, 2025

Exposição no Rio aborda ancestralidades africanas do Brasil e de Cuba

Os laços entre Brasil e Cuba, a partir das ancestralidades africanas. Essa é a proposta da exposição “Mamáfrica”, inaugurada nessa terça-feira (9/12) no Paço Imperial, no Rio de Janeiro. A

10 de Dezembro, 2025