30 de Junho, 2025 12h06mCultura por Rádio Agência Nacional

Recife ganha novo espaço cultural em Boa Viagem

Recife ganhou nesse domingo (29), um novo espaço cultural que irá abrigar iniciativas sociais, de artes, cultura e gastronomia. O Centro Cultural e de Desenvolvimento Humano do Instituto Marcos Hacker de Melo, fica no bairro de Boa Viagem. O novo espaço terá curadoria fixa de toda a programação do Museu da Imagem e do Som de São Paulo. Na inauguração, o público já pode conferir duas atrações temporárias

Recife ganhou nesse domingo (29), um novo espaço cultural que irá abrigar iniciativas sociais, de artes, cultura e gastronomia.

O Centro Cultural e de Desenvolvimento Humano do Instituto Marcos Hacker de Melo, fica no bairro de Boa Viagem. O novo espaço terá curadoria fixa de toda a programação do Museu da Imagem e do Som de São Paulo.

Na inauguração, o público já pode conferir duas atrações temporárias. Uma instalação imersiva inédita em homenagem a John Lennon e uma exposição da fotógrafa baiana Thereza Eugênia.

A instalação audiovisual “John Lennon, 85 anos”  mostra a trajetória do artista, incluindo projeções de mais de oito metros de altura, trilha sonora envolvente e imagens em movimento, garantindo ao visitante uma experiência sensorial imersiva. Já o trabalho “Encontros” de Thereza Eugênia reúne fotografias que registram momentos íntimos, do cotidiano, dos bastidores de shows de grandes nomes da MPB como os “Doces Bárbaros”, Caetano, Gil, Gal e Bethânia; os cantores e compositores Chico Buarque, Belchior e Gonzaguinha, entre outros. São fotografias que percorrem a vida dos artistas nas entre a décadas de 60 e 80.

Publicidade

Uma terceira sala está com uma exposição permanente com 34 máquinas musicais raras do século XIX.O prédio conta ainda com teatro, auditório, restaurante, café, rooftop e salas de exposições temporárias.

As receitas de todas as ações, ingressos e demais serviços que funcionem dentro das dependências do Centro Cultural terão percentual revertido para o Programa Ressignificar. Voltado ao fortalecimento da educação nas cidades onde o Instituto atua em escolas públicas da Zona da Mata Sul, o programa atende a mais de quatro mil crianças e adolescentes pernambucanos. 

No site institutomhm.org é possível conhecer mais sobre os projetos e também conferir as prestações de contas anuais.

2:14

Publicidade

Notícias relacionadas

Exposição “Alumbramento” abre o Festival Latinidades, em Brasília

O Festival Latinidades apresenta a exposição “Alumbramento” no Museu Nacional da República, a partir desta quarta-feira (23/7), marcando a abertura do festival. A mostra coletiva propõe uma ex

23 de Julho, 2025

Festival Julho das Pretinhas leva cultura para crianças em Salvador

Pequenas mãos criam, cantam e contam histórias neste mês de julho em Salvador. O Festival Julho das Pretinhas chega à sexta edição, levando às crianças atividades gratuitas feitas para elas e

23 de Julho, 2025

Mostra Futuro Queer debate vivência LGBTQIAPN+ em Salvador

A Caixa Cultural de Salvador recebe até o próximo domingo (20) a primeira edição da Mostra Futuro Queer. A programação gratuita inclui oficinas, espetáculos e debates com nomes de destaque da c

18 de Julho, 2025